Re: ARLA/CLUSTER: Fonte de alimentação

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 1 de Outubro de 2019 - 21:57:51 WEST

Em tempos reaproveitei uma UPS que comprei num "ervanário" (vulgo do
sucateiro de material electrico e electronico)
e melhorei-lhe o circuito de comutação e alimentação o que me permitia alem
de alimentar toda a estação e não só o radio.

A comutação era tão eficiente que quase não se notava passar da alimentação
da rede para as baterias. O inconveniente era mesmo a duração das baterias,
não mais de 5 horas inenterruptas de operação e a sua durabilidade, de 3 ou
em 4 anos tinha de as trocar.

O sistema  electronico era muitissimo eficiente e estavel na analise do que
entrava pela rede electrica, mas obviamente que isto já estava um pouco
acima de uma vulgar estação de amador.

Portanto, estar atento e fazer visitas mensais ou trimestrais a esses
miticos lugares onde em tempos se reuniram muitos radioamadores acho que
será um bom conselho.

Para fontes de alimentação, utilizo dois tipos, lineares para alimentar
radios de HF de até 25 A e comutadas para VHF e superiores de 30 A ou mais
e isto para a estação principal e para futuro.

João Costa (CT1FBF)