ARLA/CLUSTER: Uma antena + 3 transcepores de VHF

Guiatel amarques guiatel.net
Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2019 - 23:17:20 WET

Este problema não me parece dificil de resolver, desde que não pretenda usar simultaneamente dois ou mais rádios , será só fazer a comutação junto aos ditos . Agora usar a única antena para transmissão e recepão simultânea de dois ou mais  rádios-- julgo que é isso que o colega Borges pretende--  não  estou a ver como conseguir  . São rádios queimados  , com certeza .

73

CT1RH-Afonso Marques

De: cluster-bounces  radio-amador.net <cluster-bounces  radio-amador.net> Em Nome De João Costa > CT1FBF
Enviada: 25 de novembro de 2019 21:50
Para: Cluster-ARLA <cluster  radio-amador.net>
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Uma antena + 3 transcepores de VHF

---------- Forwarded message ----------
From: Eduardo Santos <canena.san  gmail.com <mailto:canena.san  gmail.com> >
To: "Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER" <cluster  radio-amador.net <mailto:cluster  radio-amador.net> >
Bcc:
Date: Mon, 25 Nov 2019 19:22:50 +0000

Boa Noite

Caro Colega Borges

Se permite a opinião de um curioso no assunto e se a necessidade fosse minha, eu faria o seguinte:

Segundo este site

http://kw4fb.com/micro-diplexer/

O colega comercializa um diplexer para VHF e UHF, neste caso para 10W.

Se reparar o material utilizado é SMD, logo muito pequeno no tamanho, mas a conclusão será

aproveitar o ramo que vem referenciado como 2m e triplicar o mesmo para ficar com os três ramos que

pretende, como no doc junto.

Para potências superiores o isolamento dos condensadores salta para 1500V, 2500V e as bobines

terão como núcleo magnético toroides com histereses para VHF. Não esquecendo o espaçamento dos

componentes.

Mais uma vez, caro colega, esta é uma opinião de um leigo, sempre sob jurisdição de quem sabe da poda.

Esta unidade ficará junto aos equipamentos e sairá apenas a baixada para a antena.

Quanto há simultaneidade da emissão, eu não entro nessa aventura.

Certamente que antes do email chegar terá outras opiniões, assim, será sempre agradável trocar ideias.

73's De CT1CHX

Canena Santos

PS- Se se registar opiniões contrárias, creia, que não é nem será minha intenção engana-lo.

       Antes de ligar os rig, obtenha confirmação através de equipamentos de medida, ex VNA's,