RE: ARLA/CLUSTER: 5 Castelos activos nos 900 anos dos templários em Portugal e no Mundo

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Segunda-Feira, 25 de Março de 2019 - 20:01:03 WET

Caros colegas,

Começo por felicitar e aqui expressar os meus agradecimentos aos
organizadores desta iniciativa, assim como aos colegas que estiveram
envolvidos na operação das estações nos diferentes castelos, mas aproveito
para vos dar conta de 2 situações que me deixaram frustrado com esta
actividade em particular, um pouco mais adiante, lá para o final desta
mensagem.
Começo por esclarecer que não tive todo o tempo livre que desejaria para
contactar pelo menos 4 Castelos, conforme desejava, incluindo a coincidência
da Assembleia-geral Ordinária da nossa associação ter tido lugar
precisamente no Sábado. Por essa razão comecei a tentar, logo na Sexta-feira
a partir dos horários anunciados, os meus primeiros contactos, mas nesse
primeiro dia não logrei obter sucesso, por culpa minha, pois nem fazia ideia
que poderia procurar pelas estações no "cluster" (ou até vir aqui às
mensagens de correio electrónico).
Felizmente lá consegui 3 dos 5 castelos (CS2TCS, CS2TCM e CS2TCT), mas todos
estes contactos em 80 metros e entre as 19:30 e as 20:00 de Sábado, sendo
que apenas uma destas 3 estações foi recebida com um sinal decente, devido
às condições de propagação que se verificam na altura nos 80 metros e pelo
facto de a minha estação actualmente não ter uma antena apropriada para esta
faixa de frequência, o que muito me deixa reconhecido pelo esforço que
fizeram para me escutar.
Confesso porém que senti uma grande dose de frustração e desânimo em 2
situações específicas.
A primeira foi não ter podido trocar imagens em SSTV com o nosso colega
Telmo Jacinto. Se por um lado nunca o conseguir escutar aqui em IM58jr, por
outro estive ausente em grande parte do período em que decorreu a sua
emissão, conforme referido anteriormente.
Mas a maior frustração de todas porém foi aquilo a que se chama em bom
Português... um galo.
Tendo recebido o Castelo de Santarém pela primeira vez somente em modo
digital (FT8), ainda por cima com "bons sinais" (variável entre -10 dB e -8
dB), a sorte não esteve do meu lado desta vez. Fiz várias chamadas sem
sucesso e fui mesmo "demasiado civilizado" no final da transmissão, pois
fiquei à espera que em Santarém conseguissem um contacto com uma estação dos
EUA e quando me apercebi que estavam há mais de 1 minuto sem emitir, voltei
a chamar insistentemente... mas aparentemente já não estavam operativos em
FT8. Ainda insisti, até às 20:00, mas o indicativo não voltou a parecer no
meu ecrã, isto é, pelo menos no Sábado, pois no Domingo um compromisso
social afastou-me completamente da rádio o dia todo.
Sugiro pois um procedimento simples a todos quantos lerem esta mensagem e
estiverem aos comandos de uma estação destas no futuro.
Sobretudo nos modos digitais não desliguem a estação nem mudem de frequência
sem fazerem os 5 minutos finais de escuta que são da praxe, aliás, conforme
é sugerido em várias fontes na Internet.
Eu próprio aprendi essa lição de vida, sobretudo em JT65 ou FT9 (modos de
emissão muito lentos), após abandonar a estação segundos depois do último
contacto efectuado, por prolongar a actividade até ser chamado para a mesa,
à hora das refeições. Se não tivesse deixado entretanto a estação a receber
na minha ausência, não me teria arrependido tanto, pois nunca teria lido os
indicativos de estações situadas em países como o Japão ou na índia, que
perdi dessa forma (e até esta data ainda não consegui contactar nesses 2
modos digitais em particular).
Atenção: não vejam o meu desabafo como crítica. Já participarei em
activações suficientes para saber como deveriam estar provavelmente
cansados, que há sempre muita confusão no local, que aparecem por vezes
visitas e distracções que nos obrigam a tirar os olhos do ecrã, etc. Sei
igualmente que os colegas não são obrigados a responder às estações que
chamarem após o limite de emissão que os mesmos estabelecerem, ou que um
episódio destes se presta a acontecer durante uma ida aos sanitários... mas
era simpático darem uma última hipótese aos colegas nacionais que tanta
dificuldade tiveram em contactar-vos em telefonia (sinceramente nunca
consegui escutar Santarém em BLU e o modo digital teria sido a minha
"salvação").
Uma última sugestão, que até hoje poucos aceitaram nestas organizações
(incluindo nas minhas), vai no sentido de divulgarem previamente um
planeamento das emissões.
Os radioamadores portugueses em geral são alérgicos a compromissos de
horário nas emissões e reagem muito (às vezes demais) àquilo que se passa
nas bandas, mas temos hoje ferramentas já muito seguras para percebermos de
que forma propagação se irá provavelmente comportar daí a uns dias, pelo que
um plano de emissão ajudaria muito a termos a noção de onde procurarmos
pelos castelos numa determinada hora (sem estarmos totalmente de pendentes
dos ditos "spots"... que não aparecem a todas as horas e muito menos ao
minuto). Isto já para não falar dos desvios à frequência anunciada (por
vezes é necessário e imperativo, mas nunca com diferenças tão
significativas).
Bem hajam e mais uma vez obrigado a todos.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37