Re: ARLA/CLUSTER: A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano vem por este meio manifestar a sua mais profunda preocupação e inquietação.

José Luís Proença ct1gzb gmail.com
Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019 - 13:33:42 WEST

Ontem também enviei o meu mail à Anacom.

Também enviei o meu mail ao Sr. Presidente da maior Associação de
Radioamadores portugueses, disse estar atento e vai actuar.

No meu mail "puxei ao sentimento" e patriotismo da Anacom para nos
defender, se bem que, essa defesa, tem que partir das Associações.

Portanto, e face ao ataque às nossas Bandas, as Associações têm aqui a
oportunidade para se unirem em defesa de um bem comum que são as Bandas
onde podemos transmitir.

A "reboque" pode ir para cima da mesa de uma eventual reunião outros
assuntos como a actual Legislação.

Espero que a maior e mais antiga Associação do país de o "pontapé de saída"
para um reunião de entendimento para se fazer um documento a entregar a
quem de direito.

Eis o meu mail de "protesto", apesar de não ter o dom da escrita:

*Data de Entrada: *Domingo, 23 de Junho de 2019 22:43:17
Ex.mos Senhores.

Como é sabido, após a reunião CEPT da CPT/PTA em Praga, onde a França
propôs a alocação do Serviço Aeronáutico para a Banda de Amador do 144~148
MHz não encontrou grande oposição por parte das Administrações.

Em resultado disso, a discussão irá passar a um "outro nível" que é a
reunião denominada Conference Preparatory Group (CPG), que terá lugar em
Agosto.

Se, no final dos trabalhos, a proposta passar, será colocada à consideração
de todos os países na World Radiocommunications Conference de 2023 (WRC-23)
e, se nessa reunião a proposta passar¿ficaremos sem a banda dos 2 metros.

A Banda dos 2 metros tem estatuto primário em todo o mundo, nela usamos as
comunicações via satélite, para contactar estação Espacial ISS,
Repetidores, Beacons, Telegtrafia¿

Acrescente-se que, muitas Associações de Radioamadores Portugueses, usam a
banda dos 2 Metros para apoio às comunicações de emergência, tendo algumas
Associações protocolos assinados com a ANPC e Câmaras Municipais nos seus
Serviços Municipais de Protecção Civil para esse mesmo apoio à emergência
em caso de calamidade ou catástrofe.

É também a Banda de entrada para os recentes licenciados radioamadores no
mundo inteiro onde foram vendidos milhares de equipamentos e antenas
dedicadas. Na internet ou em qualquer loja física se pode comprar um
equipamento portátil.

Perante o exposto, enquanto Radioamador e dirigente associativo, venho por
este meio demonstrar e meu veemente repúdio e revolta por tal proposta.

Espero, sinceramente, que a Anacom saia em campo em defesa dos
Radioamadores em geral e dos Portugueses em particular e, que de alguma
forma, tente travar esta ridícula proposta da atribuição da Banda dos 2
Metros ao Serviço Aeronáutico.

Aceitem os meus melhores cumprimentos,

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Receptor/Emissor CT1GZB
ARVM #53, REP #1418, SKCC #8178, CT-QRP #058, NRA PN#077, ARRLx #054, GPCW
http://ct1gzb.blogspot.com

Luís Garcia Filipe <afterhours36  gmail.com> escreveu no dia segunda,
24/06/2019 à(s) 12:33: