ARLA/CLUSTER: Mais um passo para perdermos a banda dos 2m

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Junho de 2019 - 18:43:31 WEST

Infelizmente e como já foi explicado pelo Salomão Fresco (CT2IRJ)  o plano
francês é muitissimo mais diabólico; resumidamente, os nossos 2m tem um
estatuto primário a nível mundial  e estão imediatamente acima das actuais
bandas aeronáutica.

Ao retiram os radioamadores conseguem imediatamente um estatuto primário a
nível mundial sem terem de o negociar:

Salomao Fresco
sexta, 14/06, 09:16 (há 7 dias)
Bom dia.

Esta proposta de discussão que a França vai apresentar, está baseada num
"pedido" feito pela Thales, para que o segmento 144-146 seja alocado ao
serviço móvel aeronáutico, ficando assim contiguo à faixa reservada a esse
serviço.

Mas porquê?
A resposta a esta pergunta está na última parte do paragrafo anterior ->
contiguo.
A empresa (Thales) fornece uma boa parte (+/-80%) dos equipamentos e
infraestrutura necessários ás comunicações, navegação e ajudas ao tráfego
aéreo.
80% a nível mundial. Significa que poderá ter alguma influência na tomada
de decisões ao nível nacional de cada país e por extrapolação a uma, ou
várias regiões mundiais.
Além disso a Thales tem vindo a desenvolver estudos e software de gestão
das comunicações que permitem uma partilha de espectro radioeléctrico de
forma eficaz e eficiente.

Por último, porquê a faixa 144-146 MHz?
Porque é mundialmente um segmento coordenado, comum às 3 regiões, e
atribuído em estatuto primário ao Serviço de Amador e Amador por Satélite.
Na perspectiva de França, que pretende proteger um dos gigantes da
indústria, e da Thales, torna-se mais fácil "expropriar" os Amadores desta
banda do que procurar soluções alternativas em termos de faixas de
frequências, que teriam igualmente que ser comuns às 3 regiões.

Salomão Fresco

Callsign: CT2IRJ

GRID Locator: IM59re -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37

QTH: Fazendas de Almeirim, Portugal

Luís Garcia Filipe <afterhours36  gmail.com> escreveu no dia sexta,
21/06/2019 à(s) 18:30: