Re: ARLA/CLUSTER: França propõe em conferencia preparatória da CEPT WRC-19 o uso da banda de amador dos 2m (144 a 146 MHz) para o Serviço Aeronáutico Móvel

Miguel CT2HRB ct2hrb gmail.com
Terça-Feira, 11 de Junho de 2019 - 15:42:31 WEST

Boa Tarde Caros Colegas,

Lembram-se do que eu disse há umas semanas?
Desprezem a banda dos 2m da maneira como estão a fazer cá em Portugal e
depois admirem-se que a ANACOM vá a correr fazer o mesmo que se calhar
ainda vão fazer em França!
Passam-se dias e dias em que eu não escuto ninguém nos 2m!  Todos os
dias, várias vezes ao dia, faço chamadas gerais em 144.300 USB e 145.500
FM, esteja a propagação aberta ou fechada nunca ninguém responde!  Mais
tarde ou mais cedo vão ter aquilo que merecem se a banda continuar
abandonada!
A banda dos 2m é uma das mais interessantes que temos em termos de
propagação, mesmo sem actividade solar temos a propagação por ductos
troposféricos, na primavera e verão há sempre muitos dias de boa
propagação nesta banda onde podem fazer-se maravilhas em termos de DX.
Nem que seja DX nacional ou ibérico, é muito interessante.  A nível
local e regional os 2m têm uma cobertura muito superior aos 70cm ou
qualquer outra banda.  Eu com uma V-2000 da Diamond, com apenas 2,5m de
altura, em dias de boa propagação faço quase tudo desde a Galiza até
Marrocos e Canárias!  Para o interior da Península Ibérica, faço até
Toledo! É preciso é saber escolher os dias e ter gente que apareça do
outro lado para fazermos os contactos.  Muitas vezes quando não há
ninguém, limito-me a escutar beacons e a resposta dos repetidores.
Chega-se a muitos repetidores de Espanha e Marrocos, aqui da minha zona.

Há pouco tempo comecei também a explorar a banda dos 6m, também é VHF e
também está ao abandono infelizmente.
Já ando em testes há cerca de um mês e estou a ficar com muito boa
impressão àcerca desta banda.  Está a querer parecer-me que em termos de
propagação local, regional e nacional é semelhante aos 2m.  Depois ainda
tem mais a vantagem de através da ionosféra permitir contactos para o
estrangeiro como em HF.  É uma banda muito completa.

Estou muito satisfeito com a minha antena V-2000, é tribanda, tem os 6m,
2m e 70cm.  A banda de 70cm (UHF) não acho tão interessante como as
outras duas, mas também é útil para contactos locais e repetidores. Há
muitos repetidores em UHF.

Já me ia esquecendo que em 2m também temos propagação através da
ionosfera como nos 6m, só que muito raramente, é a chamada propagação
por Esporádica E.  É muito raro mas quando acontece dá-nos um prazer
fora do normal!  No ano passado em Junho tive essa experiência e
deliciei-me com um pile-up em 144.303 USB em que eu ia fazendo as
chamadas e iam respondendo centenas de colegas de vários países da
Europa. Parecia eu que estava nos 20m, foi incrível!  E aquela história
que muita gente diz que este tipo de contactos tem que ser com antena em
polarização horizontal é um mito!  Eu nunca tive nenhuma antena em
polarização horizontal.

Contei aqui a experiência que tenho com as bandas dos 2m e 6m para ver
se vos incentivo a usá-las.
Há rádios baratos há venda em segunda mão para SSB nestas 2 bandas e
muitas mais: FT-897, FT-857, IC-706, e outros...
Em condomínios onde proíbem as antenas no telhado, é fácil convencê-los
a deixar instalar uma V-2000 (com 2,5 metros de altura e 3 pequenos
radiais).

Cumprimentos

Miguel Silva
CT2HRB