ARLA/CLUSTER: Fotos da Assinatura dia 6 de Julho

Antonio Viegas ct2ixq gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019 - 11:41:12 WEST

Caro João cada vez mais temos de voltar ao ano de 2006 e seguintes.
Mais uma vez a ANACOM para evitar que houvesse radioamadores a dizerem que com o novo regulamento tinha havido passagens administrativas , fez a MAIOR burrada dos últimos 20 anos.
Embora tivesse que haver um novo regulamento devido as recomendações do report 89, por outro lado a criação de novos silabus de formação para radioamador novas equivalências entre estados, e para evitar a perda de "direitos adquiridos" pelas classes antigas, a luz das novas diretivas CEPT, saiu o que temos.
Se analisarmos o REport 89 e lermos com calma e atenção vamos perceber que , 1º a CAT C teria de perder potencia, pois um radioamador de cAtegoria C só fazia exame de legislação, comparando com a CAT3 exatamente a mesma coisa, o problema é chegar aos radioamadores de CAT C , e dizer que a partir de 2009 já não podiam emitir com 50 W mas sim com 5W, como vem explanado, no report 89," baixa potencia", sim podia utilizar toda a banda ou algumas bandas , mas em baixa potencia, pois a ECC explica quem seria os utilizadores previligiados do " entry level" , jovens, Idosos que gostam de comunicações mas que não pretendem grandes contactos radio, utilizadores com baixos conhecimentos técnicos, ou aqueles que embora pudessem fazer exame diretamente consuante os seus conhecimentos gostariam de começar por baixo e irem evoluindo tecnicamente.
Ora a pergunta que tenho feito e que já foi respondida em Outubro passado pelo Eng Carlos Antunes, porque a ANACOM não aceitou e colocou em letra de lei o REport 89 , foi que era uma recomendação e que não concordavam com ela!, o problema como eu já expliquei e depois de se ler as entrelinhas e se os dotos colegas pararem para pensar vão chegar a mesma conclusão do que eu , A ANACOM para não arranjar uma guerra com a CAT C por perda de direitos adquiridos prejudicou o radioamadorismo nacional ao lançar este DL nos modos como está!
Alem de que já se ouviu por ai que a CAT C iria terminar pois uns morriam( um pouco mórbido) e os outros teriam tendência a subir de Categoria!!!mas passado 10 , faz-me lembrar aquele ditado nem a mãe janta e o pai almoça!
Caros desculpem este discurso mas é o meu observar, discuções e leituras não só entre associados da ARRLx como lendo os report's e recomendações , mas mais importante do que isso para não andarmos todos a bater nos radioamadores que em 2006 eram dirigentes das associações nacionais , comparem as datas dos  mais importantes documentos que temos os reports as recomendações e a ordem cronológica dos acontecimentos que levaram ao aparecimento do DL 53/2009, vão ver que existe uma grande coicidencia de datas . Mas que ninguém se preocupou em ler estes documentos a CEPT não !, embora na altura os meios tecnológicos ainda não estavam tão evoluídos como agora!
Cordiais Cumprimentos!
ACViegas
Um radioamador de CAT B , sem Morse!

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: quinta-feira, 11 de julho de 2019 10:18
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Fotos da Assinatura dia 6 de Julho

Como diz o povo na sua infinita sabedoria; " Águas passadas não movem moinhos".

Existiu claramente, e pela leitura atenta do Decreto-Lei se depreende, uma tentativa de se limitarem ao máximo as passagens administrativas, o que não existiu na anterior revisão a esta do Decreto-Lei n.º 5/95, de 17 de Janeiro.

Não devem existir actualmente na Europa e mesmo nos países signatários e associados às regulamentações  recomendadas pela CEPT que tenham 6 categorias vigentes no seu quadro regulamentar; 1 / A / B / 2 / C / 3, muito embora as antigas A , B  e C estejam aqui claramente num estatuto remanescentes.

Por outra lado, mais dia menos dia, vamos ter de verificar o caso dos nossos vizinhos espanhóis que descaradamente não seguem, nem de perto nem de longe, as recomendações da CEPT , pois actualmente tem uma única categoria, se assim se pode chamar.

Seguisse Portugal pelo mesmo caminho e provavelmente teríamos a CEPT a reclamar e possivelmente teria outra postura com o assinalar possíveis de sanções a Portugal, mas como lá quem manda, És  Sua Majestade El Rey, fecham-se os olhos.

João Costa (CT1FBF)