Re: ARLA/CLUSTER: Operação nos 2m

Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 - 11:43:56 WET

Boas Hugo.

Aqui a beira baixa tem uma atividade direta razoável, nos 145550, 145450 de
pessoas / amigos / grupos diferentes.
Eu pessoalmente, sabendo e tendo já visto o sacrifício pessoal que tem um
custo de um repetidor a trabalhar  e sua manutenção, sou muito apologista
do que se consegue fazer com a nossa gama de frequências e astúcia de ponto
a ponto, tendo sido uma das gêneses do hobbie.

Sem ser sota, lembro-me por exemplo de um colega que quando lhe dá na telha
( até com alguma frequência), vai para um locator elevado e fica a chamar
até se fartar, o CT7ANE. Por norma, uma ajuda através de spots é muito útil.

ssb NO VERÃO tem atividade, principalmente em alturas de concursos, e é
pena não existir portáteis com laterais, tendo a eletrotécnica nos dias de
hoje evoluído para a redução do tamanho do equipamento que o SSB exige.

Devido a sermos menos cada vez mais a nível mundial, a indústria não está
lá muito virada para o rádioamadorismo. O que dá dinheiro são os siresps a
trabalhar em alta frequência e ligados á NET :):)

Senão já terias por ai portáteis que fizessem as bandas todas, ligadas ao
Android com rooms personalizadas, em que daria para modular tudo e mais um
par de botas com baterias de 10 amp  de LI-on :)

Se não tiveres medo ao frio, pede uns spots em dias estratégicos que sabes
que a malta não está no batente, e sobre por ai até onde puderes e chama.
Podes não conseguir ter 100 contactos, mas se tieveres 5 contatos a mais de
200 km em vhf é uma satisfação absoluta:)

73

CT7AEL

Miguel Pelicano <miguel.pelicano  gmail.com> escreveu no dia sexta,
11/01/2019 à(s) 09:34: