Re: ARLA/CLUSTER: ATENÇÃO: Possivel aurora boreal amanhã em Portugal.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Pois, eu bem tentei através de um site credivel, mas vocês não se deixam
apanhar facilmente.

No entanto no dia 25 de Janeiro de 1938 houve uma que acho que chegou até
Leiria, mas dai até ao Algarve ainda vão muitos quilometros.

Aqui está o relato, do estranho fenomeno em Portugal:
Sabia que já foi vista a Aurora Boreal em Portugal!?!?
Fechado
Pode parecer estranho, mas já ocorreu no longínquo ano de 1938 e não só.

Assistir a este fenômeno natural de luzes de uma aurora boreal, deve ser
algo que seguramente muita gente gostaria de na vida poder observar in
loco, essencialmente em países como:
Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia,
Ilhas Faroe e Rússia.

Mas e se pudesse constatar este fenômeno aqui em Portugal?

Bem na realidade isso será algo difícil, mas não impossível.

Contudo já ocorreu, no longínquo ano de 1938, a 25 de Janeiro desse ano uma
das aparições mais intensa e assustadora para a altura.

Em Portugal em 1938, a aurora boreal, um fenômeno raríssimo nas nossas
latitudes, invadiu os céus do país. Na altura, e devido à falta de
conhecimento das gentes da época, muitos pensaram tratar-se de um sinal
divino, de um anunciar do fim do mundo.

Deixo vos um relato curioso sobre o fenômeno que nos chegam sobre esse dia,
por Adélia Barros de Esposende que tinha 4 anos e 9 meses na altura, e com
80 anos relembra:

- " No silêncio da noite, qualquer som, por mais insignificante, torna uma
dimensão enorme. Foi que aconteceu nessa noite: ruídos estranhos,
semelhantes à queima de lenha seca, começaram a ser ouvidos por todos nós
que estávamos à volta da lareira..."

"...Mal deitou a cabeça de fora da pequena janela, apercebeu-se que o céu
estava vermelho da cor do fogo, parecendo em chamas, donde se desprendiam
raios luminosos. Gritou para todos nós: venham ver, é o fim do Mundo. De
imediato gritos aflitivos se fizeram ouvir em toda a aldeia, ao mesmo tempo
que se dirigiam para a Igreja onde o Senhor Padre António se encontrava,
tentando acalmar os seus paroquianos. Todos nós lá de casa dizemos o mesmo,
largando tudo."

" As pessoas vinham munidas de lampiões que à pressa tinham conseguido
pegar. Mas não foi necessário acendê-los, porque do céu emanavam clarões de
luz dum brilho sanguinolento. As pessoas corriam desesperadamente,
atropelando-se, escorregando aqui e ali sem pensar nas consequências
funestas que poderiam advir dessa correria desenfreada. Uma senhora, já de
certa idade, que corria e gritava ao meu lado, levando pela mão uma netinha
mais ou menos da minha idade, escorregou na calçada, caiu desamparadamente
e partiu um pé. Mesmo assim cheia de dores só parou na Igreja junto da
multidão enorme que ali se aglomerava."

" Os gritos aflitivos daquela boa gente enchiam a igreja e faziam-se ouvir
por toda a freguesia: É o fim do Mundo; é a guerra, acudam... o bom do Sr.
Padre António tentava acalmar os seus paroquianos, explicando que o
fenômeno que se estava observando, não era mais do que uma Aurora Boreal,
fenômeno que era visto muitas vezes nas regiões do norte do Globo. Ao mesmo
tempo ia rezando com eles."

"Esta situação aflitiva durou algumas horas até que a luz do dia ofuscou a
luz que tinha incendiado o céu durante a noite longa. Depois do dia
amanhecer e com as sábias palavras do Sr. padre, o bom povo da minha
aldeia, aclamou e voltou em paz para as suas casas."

É sem dúvida um relato interessante e pormenorizado do que para a época
seria algo mesmo fantástico e desconhecido, mas este fenômeno terá sido
observado em todo o céu de Portugal e de outros países.

Contudo esta não parece ter sido a úncia aparição da Aurora Boreal em
Portugal, mesmo no século XIX á registos de avistamentos, mas esta de 25 de
Janeiro de 1938 foi a mais demorada e mais intensa, provavelmente umas 10h.
Houve também registos significativos a 21 de Janeiro de 1957, que inclusive
causou problemas nas telecomunicações durante algumas horas.
Mais recentemente a aurora esteve pelo menos 2 vezes nos céus de norte de
Portugal, no início de Abril de 2001, em Braga que durou 10 min, e em 2003
só que aqui o céu estava encoberto e não foi possivel avistar, mais
concretamente no Porto.

Isto ocorre quando há uma tempestade geomagnética, no pico da tempestade,
isto deve-se ao impacto dos ventos solares, a aurora desloca-se bastante
para sul, mas só se mantém a essas latitudes por pouco tempo, voltando
novamente para norte, assim que a atividade diminui.

A aurora não é estática, mas muito mutável, aparece e desaparece a cada 30
ou 40 minutos, e portanto pode ser difícil de apanhá-la, quando apenas
surge algumas vezes por década em Portugal!

Poder ver uma aurora boreal requer um horizonte algo escuro a norte, pois o
brilho da aurora varia muito. Pode ser ténue como a via láctea ou tão
brilhante como a lua.

Pode estar estática, parada como uma banda, que pode passar despercebida se
observada duma cidade. Ou então movendo-se tão rapidamente que aparecem e
desaparecem num instante, havendo dificuldade em acompanhá-la visualmente.

Mas em média, são visíveis de latitudes como norte de Portugal, cerca de
2-3 vezes por década, talvez até mais. Mas é possível, depende das
tempestades solares