ARLA/CLUSTER: Proteção Civil realiza exercício para testar resposta em incêndio florestal - Renascença

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: Antonio Gregorio <ct5ghu
Data: 18 de maio de 2018 às 12:56
Assunto: Fwd: Proteção Civil realiza exercício para testar resposta em
incêndio florestal - Renascença
Para: "ct1fbf  gmail.com" <ct1fbf  gmail.com>

Chama-se “Exercício Montemuro 18†e vai ser o grande teste da Proteção
Civil ao dispositivo que montou para este ano. Durante dois dias, nos
distritos de Aveiro e Viseu, 850 operacionais vão treinar a
articulação do sistema perante um grande incêndio florestal.

O exercício envolve 20 entidades - públicas e privadas - e contará
também com a participação das populações, nomeadamente a da aldeia de
Azibozo, no concelho de Cinfães, onde será simulada uma evacuação de
emergência.

O coronel Duarte da Costa, novo Comandante Nacional de Operações da
Proteção Civil, diz que é fundamental promover este tipo de treinos.

“A finalidade é treinar. Só treinando é que conseguimos ser
proficientes naquilo que é a nossa atitude mental e prática para a
resolução dos problemas e, se não treinarmos, não temos consciência se
somos ou não capazes de fazerâ€, disse.

No primeiro dia, sexta-feira, o exercício será sobretudo de simulações
em computador para testar a resposta das várias entidades aos desafios
criados.

Já no segundo dia, sábado, o exercício passará para o terreno em
diversos locais dos distritos de Aveiro e Viseu. Vão ser testadas as
novas potencialidades do SIRESP, como por exemplo a georreferenciação
dos bombeiros, e, entre outras coisas, serão também testados as SMS de
aviso às populações.

Numa das suas primeiras aparições públicas o novo responsável pelas
operações da Proteção Civil foi questionado sobre a capacidade do
sistema em evitar tragédias como as do ano passado. Duarte da Costa
diz que “falhar não é uma opçãoâ€.

“Não tenho bola de cristal, mas estou a trabalhar – eu e toda a equipa
– para que aquilo que se passou no ano passado não se vai passar este
ano. É para isso que estou a trabalhar. A falha não é uma opçãoâ€,
acrescenta.