Re: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Sérgio Rasteiro - CS7AJS cs7ajs gmail.com
Terça-Feira, 27 de Março de 2018 - 22:49:33 WEST

Boa noite,

Caro Pedro (CT1DBS), como quem não se sente não é filho de boa gente
entendi que deveria responder à sua mensagem, em particular à questão sobre
os menos informados não saberem que a ANACOM efectivamente não é o
legislador mas sim, somente, o regulador.

No entanto, pode e deve de apresentar os pedidos que a ela (ANACOM,
entidade reguladora) chegam e que considera relevantes, tal como o fez
quando pediu a revisão do DL 5\95 que se traduziu no atual DL53\2009 (
https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/2009/03/04200/0141301422.pdf) onde
se lê:

"* O decreto -lei que agora se publica* traduz esse esforço de
simplificação ao mesmo tempo que *procura acolher algumas preocupações das
associações de amadores trazidas ao conhecimento do Governo pelo ICP —
Autoridade Nacional das Comunicações* (ICP -ANACOM)."

Novamente pergunto, se temos esta excelente porta de entrada que a ARLA
conseguiu abrir, porque não aproveitá-la para tentar que dê frutos como no
passado?

Talvez a anterior direcção (e não os seus departamentos) da ANACOM
considerassem o serviço de amador e amador por satélite uma dor de cabeça,
mas este rápido esclarecimento em relação ao WSPR e OPERA talvez venha
mostrar que efectivamente esta nova direcção promete algo de diferente.

Em relação às alterações do DL53\2009 não faço qualquer comparação com
outros regulamentos desse mundo fora, apenas 3 simples pontos que detalho
mais que na anterior mensagem:

   - Remoção do tempo de escuta aos categoria 3
      - Se pagam taxa de utilização de espectro igual a todos os outros, ao
      menos que o possam utilizar quando queiram
      - A desculpa de que podem operar desde que supervisionados também não
      vale porque então é um caso de dupla tributação para o mesmo
serviço, logo,
      também não pode ser
      - No mínimo dos mínimos, permitir que se faça logo exame de categoria
      2 sem ter de se esperar OBRIGATORIAMENTE 2 anos!
   - Alteração ao QNAF para atribuir faixas de frequência e respectivas
   potências aos categoria 3.
      - Se passam a poder operar, então têm de ter onde e como o operar!
   - Alteração ao QNAF para igualar os categoria 2 aos anteriores categoria
      - Nesta época em que cada vez mais se faz recurso dos computadores
      vamos impedir os radio amadores de utilizar modos digitais?
      - De ter acesso às bandas dedicadas a eles e defendidas com unhas e
      dentes (WARC)?
      - Nem todos temos de ser engenheiros electrotécnicos para ser radio
      amadores. Porquê esta obrigatoriedade e mania do elitismo para
poder fazer
      alguns modos ou acesso a bandas? Faz lembrar os categoria B que
não podiam
      utilizar os 20m...

De tácticas militares não falo que não tenho formação para isso, deixo para
os generais essas grandes discussões.

73 de CS7AJS - Sérgio Rasteiro