Re: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Sérgio Rasteiro - CS7AJS cs7ajs gmail.com
Terça-Feira, 13 de Março de 2018 - 11:24:01 WET

Olá a todos,

A questão é exactamente essa, o WSPR (e o Opera quando em modo QSO
automático) NÃO SÃO beacons. É esse o problema do "esclarecimento" da ANACOM
  .

O problema aqui é a total cegueira da Anacom para com o radioamadorismo de
hoje, parecendo que ficou presa nos anos 80 (ou apenas escuta aqueles que
ainda de lá não saíram).

Não se percebe o DL 53\2009, de +/- dificil e acima de tudo resolução
resolução, nem se percebe a estupidez que é o nosso QNAF.
Explique-se lá como é que querem motivar gente nova e depois além de os
obrigarem a esperar 2 anos para transmitir descansados, ainda têm de
esperar mais 1 ano para poderem utilizar modos digitais (seguindo o bendito
plano de bandas IARU para a região)???
Não podiam limitar ao nível da potência apenas?

Mais!!! Enquanto CR# e desde que devidamente supervisionado, podia fazer o
que bem quisesse nas frequências e potências em que o meu supervisor está
autorizado, mas agora perdi esse direito estando (FINALMENTE!) autónomo!!!

Esta questão do Opera\WSPR só revela o quão de olhos tapados está a ANACOM
e o porquê da urgência em alterar a mentalidade do nosso regulador.

@Pedro - CT1DBS: Como disse e bem, convém validar bem antes o que se faz lá
fora, bem como utilizar os temos correctos para cada caso (vulgo, chamar os
bois pelos nomes). No caso do Reino Unido não existem HOA's (Homeowner
Association), isso é nos Estados Unidos da América, embora o problema seja
similar no UK, mas regra geral é entre o RA e o próprio municipio (e
atravez de denúncia dos vizinhos).

73 de CS7AJS - Sérgio Rasteiro