ARLA/CLUSTER: CQ 160m ontem e emissão de hoje

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com

Caros colegas,

Ontem também chamei nos 160 metros... mas não dei atenção à mensagem e
procurei-vos uma hora mais cedo do que era suposto :(
Uma vez que não escutava ninguém em telefonia mudei-me para FT8 e respondi a
uma chamada do nosso prezado colega Pedro Namora (CT1EKD), por volta das
22:13, para um contacto muito fácil com apenas 5 watts, o qual muito
agradeço.
A distância entre as nossas estações é de cerce e 120 quilómetros, pois
estou a transmitir em IM58ob.
Também consegui outro contacto fácil com o colega José Ramón (EA1RT) desta
vez a 650 quilómetros daqui em FT8... e também com 5 watts.
Depois voltei à telefonia, mas não escutei nem resposta nem QSO em banda
lateral inferior.
Vou hoje tentar ser mais pontual mas, pela experiência de ontem, duvido que
vos escute.
Tenho, também aqui, já ruído superior a 9 nos 160 metros. No entanto, a
diferença para o QTH em Lisboa é a de que sensivelmente dos 12 MHz para cima
ainda não se nota muito lixo radioeléctrico a ponto das faixas dos 15 metros
e superiores estarem muito boas, sendo que a dos 10 metros ainda está
completamente "limpa", algo que não tenho oportunidade de constatar no QTH
urbano de há mais de 20 anos a esta data.
Se escutarem mais logo o meu indicativo agradeço quem me confirmem por esta
via... a ver se ganho coragem para investir tempo e engenho numa antena de
recepção mais apropriada, pois actualmente só através do FT8 é que me é dado
a receber estações estrangeiras (o meu recorde esta semana está nos 3.625
quilómetros... mas só em recepção).
Se atropelar a emissão de alguém com as minhas chamadas e não respeitar o
QSO... desculpem-me é da surdez na recepção.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37