ARLA/CLUSTER: Qual o nosso papel na Sociedade enquanto Radioamdores?

Fernando Dinis Silva scacem gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017 - 15:58:18 WEST

Boas José Luis Proença sobre as tuas perguntas posso te dizer que existe
alguns rádios espalhados por associações que foram entregues para situações
de emergência até com antenas tuner e tudo incorporado disponibilizados
pela ANPC.
Sobre o meu concelho posso te informar que existe a ARLA num caso de
emergência sabemos a quem contactar, nunca poderemos meter o radioamador A,
B ou C por causa de uma situação de sismo não sei se estarei por cá mas se
calhar outro radioamador do meu concelho poderá ajudar.
Existe os Planos onde todas as associações tem esse conhecimento, não
poderá ser, eu vou ajudar e ponto existe regras tanto da Associação assim
como de legislação da ANACOM para essas situações.
Sobre as tua perguntas existe decretos de lei em que o Radioamador não
poderá dizer não se for requisitado em caso de catástrofe tens que ajudar
caso não queiras dá prisão está legislado.

1.    Determinar nos PME quem é que são os Radioamadores a ser chamados em
caso de necessidade de intervenção. Colocar os nomes, de Radioamadores
individuais ou Associações.

*(Como te disse anteriormente não se poderá colocar radioamadores mas sim
associação e a ARLA tem o seu próprio plano de emergência e a Autarquia tem
conhecimento dele.)*

2.    Foi feito uma pesquisa prévia de quantos Radioamadores existem no
Concelho antes de os colocarem no PME?

*(A Associação da ARLA tem esses dados e o Município também dados esses que
são confidenciais moradas e telefones de casa e dos serviços dos
radioamadores aqui da zona)*

3.    Existe alguma Associação de Radioamadores no Município?

*(Existe a ARLA no nosso Município de Santiago do Cacém.)*

4.    Em caso afirmativo, foram os Radioamadores contactados pelo Município?

*(Os radioamadores não foram contactados a ARLA tem um representante na
Comissão Municipal de Proteção Civil que se faz representar e a própria
ARLA tem o seu plano e os sues radioamadores locais)*

5.    O Município sabe se os mesmos Radioamadores estarão interessados em
participar?

*(Em caso de Catástrofe o radioamador é obrigado em ajudar e colaborar se
não poderá ter alguns problemas jurídicos no caso da ARLA tem os seus
radioamadores da zona no plano)*

6.    Se um radioamador que até esteja inserido num PME, se for chamado a
actuar, como é a situação dele perante o seu emprego, há enquadramento
jurídico?

*(Perante a lei portuguesa se o município de Santiago te solicitar e se
fores do estado automaticamente estás dispensado no caso de privados
através de vários mecanismos são obrigados a deixarem-te ao ponto do teu
patrão ter que responder perante a justiça se não te deixar.)*

7.    E os acidentes que possam acontecer no âmbito dessa actuação, estarão
segurados?

*(Existe seguros para estas situações apenas basta te terem solicitado
dares o teu nome morada Cartão de cidadão e estás segurado no Município
onde irás trabalhar ou seja ajudar.*

8. O Município sabe o que são Radioamadores e do que eles capazes de fazer?

*(Neste caso o Município sabe o que são Radioamadores e o que são capazes
de fazer, pois a ARLA fez vários exercícios onde a Própria Câmara
vereadores e Presidentes assistiram)*

No dia 23 de outubro de 2017 às 08:25, Sardo Oliver <covairia  gmail.com>