ARLA/CLUSTER: 8 dias depois...esqueci-me de agradecer!

CS7ALB - Rui Brito da Silva cs7alb outlook.pt
Domingo, 22 de Outubro de 2017 - 16:46:22 WEST

Caros colegas,

8 dias depois de tudo o que aconteceu, em primeiro lugar tenho que dizer isto publicamente.

Um Agradecimento especial ao Paulo Sousa - CT1FUH e ao Paulo Pires - CT2GKS por terem-se preocupado comigo na noite de 15/16 de outubro.

Para aqueles que não sabem aqui fica um resumo.

Foi-me pedido pela entidade laboral para ir mais cedo, no sentido de auxiliar o colega que se estava a ver aflito, com vista às chamas chegarem ao nosso local de trabalho.
No entanto e devido a todas as situações que estavam a ocorrer, acabei por ficar "encurralado" no cruzamento de Moimenta Maceira Dão /Alcafache.

Digo encurralado, pois a Autoridade não deixava passar devido aos incêncios e a ANPC (Posto de comando) tinha dado ordens de corte de estrada.
Alguns minutos depois surgiriam pelo sentido de Mangualde 4 carros patrulha, a indicar que já não passaria mais ninguém, pois estava tudo cortado a partir daquele momento.

Não vou falar do SIRESP, porque já sabem. Nas dez horas que permaneci naquele cruzamento, foi de bradar aos céus entre apagões, falhas GSM e Siresp á mistura.

Algo aflito com a situação, tentei por várias vezes chamar o nosso colega Paulo Sousa pelo repetidor de Viseu - Sta Luzia. No entanto não conseguia via portátil, chegar ao repetidor no local onde me encontrava.

Lembrei-me então do repetidor de UHF da Serra da Estrela, em que consegui assim, estabelecer comunicações com os dois Paulos.

Houve ainda lugar para uma chamada de Prioridade.

Através deste Repetidor, foi possível comunicar com a Margem Sul - Samouco - CT2GKS e com Sobral de Monte Agraço - CT1COX os quais agradeço o contacto estabelecido.

O Paulo Sousa já estava exausto de madrugada e foi descansar, tendo o Paulo Pires mantido o contacto mais uma vez.

Ainda foi possível usar o rptdr da Lousã para comunicar com o CT2CVW.

Cerca das 07:30/08:00 (segunda-feira), foi possível ao Paulo Pires - CT2GKS, voltar a chamar por mim no repetidor UHF da Serra da Estrela.

No entanto e simultaneamente estava já ao telefone com a supervisão da Empresa o que não deu para completar o QSO, o que desde já peço imensas desculpas.

Deixo aqui os meus públicos agradecimentos, pelo facto de a esta hora, se terem preocupado comigo e saberem se estava tudo bem.

Esta madrugada não o vou esquecer.
E deixo aqui uma contradição minha (porque estamos sempre a aprender). Afinal o Digital não é assim tão importante - para mim. Adoro o DMR, mas nestes momentos, foi o analógico que me deu alento no que toca a comunicações.
Não fossem estes dois repetidores (o de Viseu tinha de ter mais potência, o que com portátil não deu), não tinha falado com ninguém.

E acho que com isto, em tempos lançaram um "tema" aqui no cluster em que os Radioamadores tem de se adaptar. Sim, eu já me adaptei. Mas o analógico "fica cá"!
E entendo que cada vez mais temos de trabalhar em equipa (TODOS os + de 6.000 Radioamadores) para termos uma rede analógica de repetidores Nacional. Porque de hoje para amanhã podemos ser - ou seremos - uma excelente ferramenta de auxilio à população.

Sem outro assunto de momento

Cumprimentos

Rui Brito da Silva
CS7ALB
93 634 52 33

Não é um papel que diz aquilo que somos, mas sim, o que fazemos.
https://www.linkedin.com/in/rui-brito-da-silva-368b735b/