Re: ARLA/CLUSTER: A geração da Internet (Millennials) está a matar o radioamadorismo.?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017 - 13:35:11 WET

Vamos tentar com uma (péssima) tradução livre, realizada à mesa do
restaurante durante a hora do almoço e com um smarthphone, ver se
chegamos ao que o autor nos quer dizer e que nada tem haver, antes
pelo contrario, com as conclusões aqui expressas pelos colegas:

" Na sua última postagem no blog, Sterling Coffey N0SSC discute o
estado atual do radioamadorismo e seu futuro.

Ele observa que nem todos os jovens tem uma família que está
suficientemente bem para gastar 1000 dolares ou mais num equipamento
de HF para sua prole - estações remotas de clubes podem fornecer a
resposta:

"Porque os jovens geralmente não têm acesso ao montante em dinheiro
que uma estação de rádio de HF requer, eu acredito firmemente que se
podem cativar os mais jovens, precisamente fazendo uma dessas ou as
duas coisas conjuntamente.
- Promover uma estação no seu clube, uma estação projectada para os jovens.
- Ligar essa estação a um provedor de serviços remoto pela Internet
para que outros a possam usar quando não estiver lá ninguém.

Mas o radioamadorismo não deve ser apenas sobre comunicações de
pessoas a pessoas, mas também para pessoas com maquinas:

"... o que é muito mais interessante e impactante para a próxima
geração é a ideia de comunicação pessoa-máquina. Noutras palavras, os
sistemas de  Voz Digital (audio) podem sequer não interessar, os dados
digitais são muito mais interessantes e as únicas formas de utilizar
dados digitais são explicitamente os NÃO fornecidos só pelos
fabricantes comerciais de equipamentos para radioamador, mas sim por
outros como a Adafruit, Ubiquiti; HackRF, RFSpace e a USRP; e
brevemente a FaradayRF, entre outros ".

Peço desculpa pela minha má tradução realizada nestas péssimas condições.

Espero que fiquem sim com a ideia que segundo o colega N0SSC, o futuro
não é menos mas sim mais comunicações digitais e se possível
comunicações homem/maquina.

João Costa (CT1FBF)