ARLA/CLUSTER: A antena MLA-C (Magnetic Loop Antenna - Car).

David Quental ct1drb72 gmail.com
Terça-Feira, 9 de Maio de 2017 - 20:03:18 WEST

Melhores cumprimentos aos colegas,

Como sabem alguns dos colegas mais chegados quando vim para este prédio,
em 2017, tive problemas com o meu condomínio e só em 2012, passados
quase 5 anos, pude instalar antenas no telhado do meu prédio.

Não se pense que se pode instalar antenas à vontade, de acordo com a
fundamentação do Julgado de Paz só se pode instalar antenas que não
colidem com vários parâmetros entre os quais que não coloquem em causa a
segurança do prédio, que não impeçam os outros condóminos de utilizarem
as partes comuns, que não ponham em causa a estética nem a linha
arquitectónica do prédio.

Com estas condicionantes, que são legitimas, não haverá grandes
problemas (tudo depende do tipo de telhado) para instalar antenas para o
UHF/VHF e para o HF dos 10 até aos 30m. No meu caso tenho uma antena
direcional para os 2/4/6 metros numa chaminé e uma MFJ-1786 para os 10
até aos 30 metros noutra chaminé, tudo resolvido ? Não.
E para os 40 e 80 metros ? E como operar nos 60 metros sem ter grande
espaço no telhado ?

Durante anos pensei na melhor situação para poder operar dos 40 até aos
80 metros. Comprei uma HyEndFeedAntenna duns colegas Holandeses e apesar
da antena não trabalhar mal estava muito próxima do telhado e sofria de
muitas interferências.  Mesmo depois de ter feito alguns bons contactos,
um qso para a Nova Zelândia por exemplo, nunca foi uma antena que me
satisfizesse totalmente e como tal, passado algum tempo, lá continuei
com a minha busca para encontrar a melhor antena para as minhas condições.

Não poderiam ser antenas verticais pois tinha que colocar espias no
telhado. Não poderiam ser antenas de fio porque nunca as colocaria numa
altura razoável.

Depois de muito tempo pensar cheguei à conclusão que a melhor opção para
as minhas condições seria outra antena magnética, do mesmo tipo da
MFJ-1786, mas para frequências mais baixas. As opções, infelizmente, não
são muitas:

1) do Ciro Mazzoni, a antena Midi, que parece muito boa, mas é grande e
pesada e o preço é algo elevado;

2) as antenas Kaferlein comercializadas pelo empresa Wimo da Alemanha.
As antenas parecem ser boas, pelo menos são conhecidas na Alemanha, mas
são algo caras.

Depois de muito pesquisar pela internet, sem grandes resultados
aparentes, uns colegas checos disseram-me que outro colega checo, o
OK2ER, fazia antenas magnéticas e que algumas delas eram bastante
conhecidas e que são vendidas pela firma BTV da república Checa. Estas
antenas já tinham passado pelas minhas pesquisas, mas como são antenas
para uso móvel ou portátil, nunca foram consideradas de interesse por mim.

Até que cheguei à página da firma BTV, www.btv.cz (que tem estado
inactiva nos últimos dias) e
vi que o colega tinha desenvolvido antenas, como a MLA-C, que poderia
ser a antena que eu procurava há muito tempo.

Depois de entrar em contacto com o colega Olda, é o diminutivo do nome
dele e mais fácil de dizer, fiz-lhe saber que estava interessado numa
MLA-C e qual o preço que me fazia. Na altura o preço, apesar de mais
barato que das outras antenas, ainda era um pouco acima do montante que
eu podia pagar, mas com o tempo o preço foi diminuindo até que comprei
uma MLA-C por um valor mais convidativo.

Desde o mês de Abril que tenho esta antena e o que posso dizer acerca dela ?

Bem, não é de maneira nenhuma, um dipolo de onda completa para os 40, 60
e 80 metros, muito longe disso, mas o facto é que trabalha muito bem,
considerando os pró e os contra estou muito satisfeito com o seu
desempenho. A saber:

1) tem uma excelente qualidade de recepção, não tenho tido problemas com
interferências como tinha com a HyEndFeedAntenna (nos 80 metros tinha
qrm de 599  além duma forte interferência que parecia PLC);

2) mesmo com 100 Watts (a antena só trabalha até aos 100 Watts) não
tenho tido problema de maior em que os colegas percebam o meu
indicativo, embora a potência também tenha influência;

3) é facilíssima de instalar, foi só colocar em cima do telhado da sala
de reuniões do condomínio;

4) Não altera a estética do prédio, praticamente não se vê;

5) Trabalha em 3 bandas: 40, 60 e 80 metros;

6) Os rádios nem precisam de ter ATU;

7) Nos concursos em que tenho participado tenho sempre subido a
quantidade de qso’s nas bandas em que a antena trabalha;

8) Para controlar o motor não necessita de cabo extra, a tensão para
rodar o motor vai no cabo coaxial;

9) O motor que faz rodar o condensador é um sem fim, ou seja, não há
perigo de partir partes internas como switches ou outros componentes (um
dos problemas da MFJ-1786 é precisamente este);

10) O comando que controla a MLA-C, o CB4M, é muito simples de operar;

Como factor negativo é a grande influência que a chuva tem neste tipo de
antenas, com a MFJ-1786 é a mesma coisa, a SWR aumenta um pouco.

No concurso da A.R.I. deste último fim de semana (6/7 de Maio) fiz 134
qso’s nos 40 metros e 24 qso’s nos 80 metros. Atenção que só utilizei
100 watts. De notar que nos 80 metros pelo facto da antena estar apoiada
do chão do telhado (com a fotografia irão entender as minhas palavras) a
frequência minima é os 3,520 Mhz. Tenho de colocar a antena um pouco
mais alta para trabalhar a partir dos 3,500 MHz.

Nos 60 metros, apesar de só utilizar 10 watts, já fiz qso’s, em CW, com
colegas de Espanha, Alemanha, Bélgica, Suécia, Finlândia, Dinamarca e
Hungria.

Para os colegas interessados nesta antena, o email do colega OK2ER Olda
é o o.burger  seznam.cz. Caso tenham algum problema com o inglês podem
enviar email para mim, ct1drb72  gmail.com.

Atenção que não tenho qualquer interesse económico mas tão somente
divulgar uma antena que poderá ir ao encontro do que os colegas
pretendem e que não têm as condições ideais para instalarem antenas para
as frequências mais baixas.

Podem ver algumas fotografias da minha MLA-C na minha página do qrz.
Também podem ver a página do colega OK2ER Olda.

Com os melhores 73.

CT1DRB
David Quental