ARLA/CLUSTER: CR0LSB - Indicativo de Radioamador atribuido ao SMPC de Lisboa

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Caro Emanuel (CT7AFR)

Vai ter de ler até ao fim os "PROCEDIMENTOS PREVISTOS NO DECRETO-LEI N.º
53/2009, DE 2 DE MARÇO QUE DEFINE AS REGRAS APLICÃVEIS AO SERVIÇO DE AMADOR
E AMADOR POR SATÉLITE " pois estão lá os esclarecimentos às tuas duvidas.

Por exemplo:

IX
Regras para a consignação e para a utilização de indicativos de chamada de
estação (IC, ICO e ICOA) – N.º 5 do artigo 16º do Decreto-Lei n.º 53/2009

8. O IC de uma estação de amador de uso comum, que não necessite de
consignação de frequências, é constituído por um prefixo de acordo com o
Anexo 3 (UC ou PC conforme o titular seja ou uma associação de amadores ou
uma entidade competente no âmbito da protecção civil) e um sufixo, obtido
por indicação preferencial do respectivo titular, composto por dois a
quatro caracteres, o último dos quais deve ser uma letra.

Lista dos prefixos de indicativos de chamada a consignar às estações de
amador (Parte IX dos “Procedimentos adoptados pelo ICP-ANACOMâ€)
De acordo com os n.os 1, 6, 7, 8, 9 e 11 da Parte IX dos “Procedimentos†os
prefixos previstos para a constituição de indicativos de chamada de estações
de amador são os que constam da Tabela seguinte:
           POR  AZR MDR

UC CQ0 - CS5 CQ1 - CS4 CQ2 - CS3
PC CR0 CR0 CR0

UC – Estações de uso comum pertencentes a associações de amador;

PC – Estações de uso comum pertencentes a entidades competentes no
âmbito da protecção civil;

João Costa (CT1FBF)

Em 1 de março de 2017 08:55, AOTA - CT7AFR <radio  airlomba.net> escreveu:

> Bom dia,
>
> Parabéns pelo objectivo alcançado!
> No entanto, surge-me uma dúvida e desde já peço que me desculpem a
eventual ignorância da minha parte. De acordo com o meu entendimento da
Lei, apenas são emitidos indicativos a radioamadores ou associações de
radioamadores (neste caso, Licenças de Estação de Uso Comum). Há uns meses,
esta minha interpretação foi confirmada pela ANACOM quando pedi parecer
sobre a  possibilidade de emitir uma licença de estação de uso comum para
uma escola. A única solução para este caso é a Escola fundar uma associação
ou associar-se a uma associação existente e esta solicitar a emissão da
licença. E quer num caso, quer no outro, a estação pode ser operada apenas
por indivíduos titulares de licença de radioamador.
> Então pergunto, o indicativo CR0LSB foi emitido directamente para o SMPC
ou este faz parte de alguma associação de radioamadores?
> Obrigado pela esclarecimento.
>
> 73 de CT7AFR, Emmanuel.
> http://www.airlomba.net/radio/
>
> On 01/03/2017 01:09, José Luís Proença wrote:
>
> O Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa fez história e tornou-se
o primeiro Serviço de Protecção Civil em Portugal Continental, a ter de
forma permanente, indicativo de Estação de Radioamador.

> Assim, CR0LSB é o indicativo de Radioamador para o SMPC de Lisboa.
>

> Esse indicativo foi atribuído de acordo com as directrizes da ANPC e
ANACOM.

> Ainda sugeri que fosse atribuído o indicativo CR03MLX (MLX-Município de
Lisboa) que foi usado no Exercício de 17 de Abril de 2016.

> A minha sugestão do indicativo CR03MLX, foi feita com base e seguindo a
lógica do formato dos indicativos SCERA em que o Distrito de Lisboa é,
segundo aquela lista, por exemplo CR02DLX.

> A minha sugestão não foi aceite, ficando então o indicativo CR0LSB por
decisão da ANPC e ANACOM.

> Esta foi a minha modesta contribuição para que um indicativo de
Radioamador fosse atribuído ao SMPC de Lisboa após algum trabalho de
paciência e, principalmente, de persistência.

> 73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
> ARVM #53, REP #1418, SKCC #8178, CT-QRP #058, NRA PN#077, ARRLx #054,
GPCW #007