Re: ARLA/CLUSTER: As falhas no SIRESP e as trs perguntas do primeiro-ministro sobre o incndio de Pedrgo

Jos Lus Proena ct1gzb gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017 - 16:24:08 WEST

Olá colega colega Rui Oliveira, respondo do que julgo saber.

Eu não ouvi foi ninguém falar das duas estações moveis que, existindo
apenas duas, nenhuma delas estava operacional. Isso sim foi a idiotice no
meio disto tudo.
E o quão ridículo é todo o sistema TETRA não suportar comunicações
ponto-a-ponto.

Num país como a Finlândia, eu tenho informação de amigos lá que o sistema
TETRA deles é triplamente redundante no que toca à quantidade de estações
base. Repito, TRIPLAMENTE. E é um país grande, e com uma densidade
populacional que é a que é, com imensas áreas desertas de população.

E se calhar foi mais barato. Aqui é sempre sempre sempre para o que mais
rouba. Até morrerem 64 pessoas e haver uma "investigação". O consórcio do
SIRESP (MEO/PT, Motorola e mais não sei quem) lavarão as mãos. E os milhões
desaparecem para os bolsos de alguém. Que pese na consciência dos corruptos
estas 64 mortes nesta instalação de [inserir palavrão grande aqui]. Porque
no fim, é sempre disso que se trata. Corrupção.

É a corrupção que em grande parte torna um sistema caro que nem tem links
RF de redundância. É a corrupção que duplica o preço de instalação de uma
torre com uma estação base.

Sobre os radioamadores e emergências: Questiono-me o mesmo.

A ANPC sabe que associações contactar?

Sabe, já que são estas que assinaram o protocolo:

Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação, Educação e
Desenvolvimento, Associação de Radioamadores do Alto Tâmega, Associação de
Radioamadores da Beira Alta – ARBA, Associação de Radioamadores de Coimbra,
Associação de Radioamadores da Costa de Prata, Associação de Radioamadores
de Leiria, Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, Associação de
Radioamadores do Nordeste, Associação de Radioamadores da Planície
Alentejana, Associação de Radioamadores do Ribatejo, Associação de
Radioamadores da Vila de Moscavide, GPDX - Grupo Português de DX, Liga de
Amadores Rádio Sintra, Radioamador Clube de Loulé, Rede de Emissores
Portugueses – REP, Rede dos Emissores Portugueses (delegações regionais de
Oliveira de Azeméis, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro) e Tertúlia
Radioamadorística Guglielmo Marconi

 As associações tem equipas de radioamadores?

Algumas Associações têm.

 Esses radioamadores sabem o que fazer e como fazer?

Alguns Radioamadores sabem.

 Esses radioamadores tem sequer equipamento para o fazer?

Alguns Radioamadores têm, alias, foi entregue os IC-706 às Associações na
Figueira da Foz.

 Tem baterias?Tem antenas portateis?Testam o equipamento de vez em quando?

Depende da organização de cada Associação.

Sinceramente, eu duvido imenso da nossa capacidade de resposta enquanto
coletivo de radioamadores.

Eu também.

Se não for mais, numa situação de emergência deste tipo, em que o objetivo
é substituir uma rede em baixo, um radioamador em primeiro lugar deve saber
que é apenas um papagaio, um pombo correio, do que a ANPC ou outra
autoridade lhe disser para transmitir.

Perfeitamente de acordo, num cenário de emergência o Radioamador não cria
mensagem, apenas retransmite como disse e muito bem.

Estaremos preparados para manter a cabeça fria?

Foi como disse na minha resposta anteriormente carece de treino, treino,
treino e mais treino.
Estamos preparados, de todo?

Alguns não estarão.

 As histórias que eu ouço...
E nos exercícios é tudo bonito, porque o pessoal pode ir-se preparando na
semana antes.

[Pôr o dedo na ferida? Eu? Nunca fiz isso!]

Um abraço,

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM #53, REP #1418, SKCC #8178, CT-QRP #058, NRA PN#077, ARRLx #054, GPCW
http://ct1gzb.blogspot.com

No dia 26 de junho de 2017 às 15:56, José Machado <ct1bat  gmail.com>