RE: ARLA/CLUSTER: As falhas no SIRESP e as três perguntas do primeiro-ministro sobre o incêndio de Pedrógão

José Machado ct1bat gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017 - 15:56:03 WEST


Olá PAULO JORGE MARTINS BORGES-CU3EM!

O colega ao sugerir para “...verem in loco como funciona a mesma antes de continuarem com o SIRESP?†parte do princípio de que as pessoas (as que se manifestaram, claro!) não estarão bem informadas acerca do SIRESP...

Nalguns casos terá razão pois havendo um protocolo firmado entre a ANPC e algumas associações de radioamadores desde 2004 não fazem qualquer sentido as interrogações do Rui Oliveira. Aliás sendo sócio da REP que até tem uma estrutura de apoio na emergência (o SCERA) e frequentes ações no terreno, deverá direcionar as suas questões ao presidente da REP e não generalizar.

Quem acompanha as discussões sobre o assunto na CS e nas redes sociais, em particular o Twiter e o Facebook, entre radioamadores (há vários grupos de discussão!) poderá aquilatar do enorme conhecimento técnico que existe, por parte de alguns radioamadores, acerca do assunto. Há muitos outros a quem Umberto Eco rotulou e que ficando calados até passariam disfarçados.

Se foi caro ou barato, bem ou mal negociado os eleitores penalizarão os políticos na hora do voto. É completamente estéril apontar o partido A ou B pela escolha e/ou negociação do sistema porque há sempre oportunidade (e obrigação) de corrigir (“reverterâ€) e melhorar.

Mesmo sem grandes conhecimentos técnicos, qualquer cidadão “desapaixonado†percebe que

a)      Um serviço de comunicações de emergência não pode assentar numa infraestrutura falível que a simples interrupção de um cabo manda abaixo;

b)      É difícil de entender que o sistema por onde passam comunicações de emergência e comunicações policiais, entre outras, esteja entregue a privados;

c)       A interrupção acidental de comunicações, tidas por fiáveis, pode ter graves consequências a vários níveis (se se quiser fechar uma via, socorrer uma povoação em risco eminente, etc);

d)      Não assumir a falta de comunicações e pedir ajuda é um erro grosseiro com consequências imprevisíveis e, por vezes, desastrosa e passível de procedimento criminal contra os autores e mandatários.

As associações de radioamadores, melhor posicionadas (no caso de Pedrógão) estiveram QAP e não foi solicitada a sua colaboração. Os colegas envolvidos fizeram o que lhe competia. Não foram chamados é porque a entidade a quem competia avaliar achou que não eram necessários e... ponto.

Agora quando, ao que parece, algumas verdades começam a vir ao de cima  é hora dos decisores, dos técnicos e até do ministério público fazer o que lhes compete. E, também, dos eleitores (e donos do dinheiro que os políticos gerem) de avaliarem a capacidade dos gestores públicos a quem pagamos para decidirem/escolherem o melhor para nós e acautelarem a nossa segurança e dos nossos bens. É para isso que eles lá estão!

De resto, a cada um as suas paixões e as suas opiniões!

73 from

José Machado - CT1BAT

 

 

 

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Paulo Borges
Enviada: 26 de junho de 2017 13:47
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: As falhas no SIRESP e as três perguntas do primeiro-ministro sobre o incêndio de Pedrógão

 

Desculpem meter a foice em seara alheia mas penso que já houve uma jornalista da TVI Ana Leal que fez uma reportagem sobre o SIRESP  na altura em que faleceram diversos bombeiros encurralados pelo fogo, nessa altura ela ( Ana Leal) veio aos Açores ao Serviço Regional de Protecção Civil e verificou in loco a rede de comunicações que tinha sido montada e que a mesma era reconhecida a nível international  tanto que o SRPC foi premiado, por isso pergunto não seria útil verem in loco como funciona a mesma antes de continuarem com o SIRESP?.

P.Borges

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Rui Oliveira [CS7ALW]
Enviada: 25 de junho de 2017 20:02
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: As falhas no SIRESP e as três perguntas do primeiro-ministro sobre o incêndio de Pedrógão

 

Eu não ouvi foi ninguém falar das duas estações moveis que, existindo apenas duas, nenhuma delas estava operacional. Isso sim foi a idiotice no meio disto tudo.
E o quão ridículo é todo o sistema TETRA não suportar comunicações ponto-a-ponto. 

Num país como a Finlândia, eu tenho informação de amigos lá que o sistema TETRA deles é triplamente redundante no que toca à quantidade de estações base. Repito, TRIPLAMENTE. E é um país grande, e com uma densidade populacional que é a que é, com imensas áreas desertas de população.

E se calhar foi mais barato. Aqui é sempre sempre sempre para o que mais rouba. Até morrerem 64 pessoas e haver uma "investigação". O consórcio do SIRESP (MEO/PT, Motorola e mais não sei quem) lavarão as mãos. E os milhões desaparecem para os bolsos de alguém. Que pese na consciência dos corruptos estas 64 mortes nesta instalação de [inserir palavrão grande aqui]. Porque no fim, é sempre disso que se trata. Corrupção.

É a corrupção que em grande parte torna um sistema caro que nem tem links RF de redundância. É a corrupção que duplica o preço de instalação de uma torre com uma estação base. 

 

Sobre os radioamadores e emergências: Questiono-me o mesmo. A ANPC sabe que associações contactar? As associações tem equipas de radioamadores? Esses radioamadores sabem o que fazer e como fazer? Esses radioamadores tem sequer equipamento para o fazer? Tem baterias? Tem antenas portateis? Testam o equipamento de vez em quando? 
Sinceramente, eu duvido imenso da nossa capacidade de resposta enquanto coletivo de radioamadores. 
Se não for mais, numa situação de emergência deste tipo, em que o objetivo é substituir uma rede em baixo, um radioamador em primeiro lugar deve saber que é apenas um papagaio, um pombo correio, do que a ANPC ou outra autoridade lhe disser para transmitir. 
Estaremos preparados para manter a cabeça fria? 
Estamos preparados, de todo? As histórias que eu ouço...
E nos exercícios é tudo bonito, porque o pessoal pode ir-se preparando na semana antes.

[Pôr o dedo na ferida? Eu? Nunca fiz isso!]

 

Rui Oliveira - CS7ALW
Radioamador
Amateur radio operator
 
REP #2097
Grid Square: IN51ub
QRZ: https://qrz.com/db/CS7ALW <https://qrz.com/db/CR7ALW> 

 



---
Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.
https://www.avast.com/antivirus
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20170626/f0ee7630/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER