ARLA/CLUSTER: Pedido

Jorge Santos ct1jib gmail.com

Caros colegas

Sirvo-me deste fórum para pedir a quem tenha adquirido um Baofeng DM-5R ou
outro semelhante, equipamentos com ofertas de preço de 50 e poucos €, e que
tenha caído no logro de fazer o upgrade para o Tier II, para não o utilizar
em nenhum repetidor da rede DMR nacional (o mesmo também a nível
internacional).
Estes equipamentos são exclusivamente Tier I e por muito que tentem enganar
o firmware ele não fará nunca a separação de divisão de tempo, vulgo TS
(timeslot).
No entanto não o deitem fora, é perfeitamente possível a sua utilização num
hotspot.

Este meu pedido acontece por ter visto no log do master nacional várias
tentativas de emissão não concretizada por dois motivos:

   1.  quem o faz não se quer identificar ou não sabe da necessidade e
   coloca no ID o nº 1, a rede por uma questão de protecção a novos
   utilizadores que por desconhecimento não configurem o equipamento não deixa
   passar nada que não esteja na base de dados do master, ou seja só ID's
   registados.
   2.  esse mesmo equipamento não cumpre as normas Tier II e quando emite
   fá-lo nos dois TS, se acaso o equipamento estiver configurado com um ID
   registado vai destruir o seu próprio stream ao servir-se de um repetidor
   pelo facto de emitir em dois espaços de tempo, mas quem o está a ouvir só
   ouve um deles.

Como não me é possível saber quem o utilizou (por não estar identificado)
venho através deste espaço publico passar esta informação que talvez venha
a ser útil ao colega que de momento faz estes testes e disponibilizando-me
para o elucidar ou ajudar.

Obrigado a todos pelo vosso tempo de leitura.

--

73's