Re: ARLA/CLUSTER: Radio Caroline tem licença para emitir em AM com 1 kW em 648 kHz

Luís Carvalho mundodaradio gmail.com
Sexta-Feira, 1 de Dezembro de 2017 - 13:11:06 WET

Caros,

Na verdade, o tx FM da Antena 1 em Vila Boim (103,8 MHz) é do tempo da
extinta RDP- Rádio Elvas (meados da década de 80). Bem mais tarde, em 2005,
a RTP adicionou a Antena 2 e a Antena 3.

Relativamente ao tx da Serra de Ossa, é mais recente (2008, salvo erro), e
tem uma cobertura direccional, servindo a região de Estremoz, Redondo,
Évora, até Arraiolos. A Antena 1 (88,4 MHz) estará a operar com 2 kW
P.A.R., enquanto que a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz) operam com
500 W, através de elementos radiantes altamente direccionais (para evitar
QRM em determinadas rádios espanholas, cumprindo os acordos internacionais
de gestão de frequências de rádio, etc).

Não obstante aparente existência de muitos txs VHF-FM da RTP no Alentejo
(Mendro, Portalegre, Montargil, Vila Boim, Serra de Ossa), ainda existem
zonas de sombra onde as rádios públicas em FM se escutam com bastante
dificuldade, ou até praticamente nem se fazem ouvir. O exemplo mais
dramático será o da região entre Vila Verde de Ficalho, Sobral da Adiça,
Vila Nova de São Bento (entre os concelhos de Serpa e Moura), mas que se
estende até ao concelho de Barrancos. Nesta zona do Baixo Alentejo, ao que
sei por várias pessoas, a recepção das emissões do Mendro é muito fraca a
nula. Vila Boim não é opção -e está relativamente longe. As frequências da
Serra de Ossa também mal se fazem sintonizar, não constituindo qualquer
tipo de alternativa. E Mértola, atendendo à  orografia (o tx só se ouve no
vale em que se insere a vila alentejana), é tão-pouco uma hipótese a
considerar. São Miguel (Olhão)? Impossível (as emissões FM morrem antes de
chegar ao Alentejo). Fóia (Monchique)? Também não é opção. Nesta zona
esquecida do nosso Portugal, acredito que a Onda Média de Elvas ainda possa
ser, apesar de tudo, uma opção minimamente aceitável para escutar a Antena
1.

73,
Luís Carvalho