Re: ARLA/CLUSTER: Repetidores de Amador, ou uma hstória do interior esquecido.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2017 - 12:43:30 WEST

Na primeira versão do Procedimento Operativo referentes aos Planos de
frequências e Procedimentos PARA O LICENCIAMENTO e funcionamento das
estações repetidoras de fonia nas faixas de VHF e UHF do serviço de
amador editados em 2004, dizia-se o seguinte;

        Regras de funcionamento

As associações titulares de licenças de utilização de estações
repetidoras são responsáveis pelo seu funcionamento e deverão tomar
todas as medidas necessárias para que ele se processe de forma
ininterrupta e de acordo com as condições definidas na respectiva
licença de estação.

Por outro lado, não deverão permitir que amadores utilizem essas
estações repetidoras não respeitando a legislação em vigor.

Neste contexto, importa definir as seguintes regras de funcionamento
das estações repetidoras:

a)        logo que uma estação repetidora deixe de funcionar, o
respectivo titular deverá comunicar tal facto à ANACOM, num prazo de
24 horas, através do e-mail repetidor.amador  anacom.pt e através de
carta, indicando:

i)          o motivo que levou a tal situação;

ii)         a data previsível de reentrada em funcionamento; a ANACOM
publicitará esta ocorrência no seu “site” para informação dos
amadores;

b)        sem prejuízo do disposto em a), a ANACOM verificará o não
funcionamento das estações repetidoras, de forma sistemática ou na
sequência de reclamação; quando verificar tal situação, a ANACOM
oficiará a associação titular dessa estação, solicitando os elementos
referidos em a) para publicitação;

c)        as associações titulares dessas estações repetidoras deverão
tomar todas as medidas necessárias para que elas não estejam inactivas
por períodos superiores a dois meses;

d)        sempre que um amador utilize uma estação repetidora de forma
abusiva, poderá ser chamado à atenção pelo amador responsável; caso
esta chamada de atenção não surta efeito, o amador responsável poderá
contactar a área de monitorização e controlo do espectro da ANACOM do
Sul (em Barcarena), ou das Delegações do Norte (no Porto), da Madeira
(no Funchal) ou dos Açores (em Ponta Delgada).

Na versão actual dos Planos de frequências e Procedimentos PARA O
LICENCIAMENTO e funcionamento das estações repetidoras de fonia nas
faixas de VHF e UHF do serviço de amador esta alinha foi retirada,
pois nem a maior parte da Associações a cumpriam nem tão pouco a
ANACOM.

João Costa (CT1FBF)

No dia 24 de agosto de 2017 às 10:25, Carlos Fonseca