Re: ARLA/CLUSTER: Repetidores de Amador, ou uma hstória do interior esquecido.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Já descrevi o passado, agora vamos ao futuro.

Neste momento já existe uma rede minimamente estruturada em DMR no UHF em
Portugal, que liga com algumas limitações é certo, o Norte ao Sul e
proximamente, espera-se, que alguém possa circular livremente pelo pais sem
sequer ter a preocupação de mudar de frequência no radio, pois o proprio
equipamento com software adequado vai se encarregar de alterar o repetidor
automaticamente quando sai de uma zona e entra noutra, um pouco à imagem do
que acontece com a rede de telemóveis. Se a rede que existe operacional em
UHF estivesse em VHF, penso que isso já seria possível, mas a seu tempo lá
se chegará. O digital é definitivamente o futuro.

João Costa (CT1FBF)

No dia 23 de agosto de 2017 às 08:03, Paulo Pires <ct2gks  gmail.com>