Re: ARLA/CLUSTER: Repetidores de Amador, ou uma hstória do interior esquecido.

Paulo Pires ct2gks gmail.com

Boa tarde a todos os leitores da ARLA CLUSTER,

Este assunto é importante, porque a qualquer momento a população recorrer
aos radioamadores para saber se informações etc...

Vou dar o meu exemplo prático, e de experiência em móvel pela região centro
do país .

No passado dia 30 julho vim desde Coimbra até Castelo Branco a comunicar de
norte a sul do país e até com o sul de Espanha , através de uma rede que
muitos bem ou mal conhecem, digo isto pq existe muito tipo de fazer rádio ,
o bom e o mau, que foi na rede Echolink na conferência LUSOFONA. O meu
acesso neste trajecto foi sempre pelo repetidor analógico CQ0UPM situado
nos Candeeiro. Depois de castelo Branco até Idanha a Nova passei para o
acesso CS5GPG situado na serra de São Mamede Portalegre . Continuei sempre
a comunicar e nunca houve problemas.

 Este meu apontamento apenas serve para mostrar que existem em Portugal
muita maneira de comunicar.

 Eu sou natural do interior do país e junto com mais colegas sempre
juntamos esforços para manter ativo o nosso interior do país .

 Eu compreendo que uma rede analógico sem acesso a plataforma nenhuma é o
melhor, mas se for uma rede analógico com ligação a vários pontos de
acesso, com operatividade de 99% e deixo 1% para alguma avaria que poderá
aparecer, penso que é ainda mais eficiente e abrangente.

 Ou seja não podemos dizer que não há modo de operação quando há sim
maneira de trabalhar. E não digam que não pode ser por estar numa
plataforma interligada por internet porque está à 8 anos e não me lembro de
ter ultrapassado 1% de inoperatividade .

73's e bons contatos
Paulo Pires
CT2GKS