Re: ARLA/CLUSTER: Repetidores de Amador, ou uma hstória do interior esquecido.

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017 - 23:35:35 WEST

Ora então boa noite a todos os que participam nesta "discussão" e também
aos que apenas passam com os olhos por cima...

Vamos lá esmiuçar alguns pontos de vista que já vi por aqui:

#1 - RNR - uma boa ideia, implicaria a participação de várias associações
num esforço conjunto;

#2 - custos partilhados - esta possibilidade pode ter duas ou mais
vertentes, a saber: a primeira, todas as associações se vangloriam do
número de associados, quando na verdade sabemos (todos) que esse número é
irreal. Ponto. Por outro lado abrir-se-ia a possibilidade da estória da
carochinha: somos poucos, somos sempre os mesmos, etc, etc, etc...;

#3 - fim dos bairrismos e quintas, quintinhas e outras divisões agrícolas -
algumas associações, bem poucas por sinal, já vêm desenvolvendo parcerias e
criando sinergias, trabalhando em conjunto para colmatar algumas lacunas e
falhas criadas pelos partidários dos regionalismos;

#4 - Locais para instalação - não me venham com histórias de que não há
locais, Se os houve para "encavalitar" repetidores em cima de outros.
Procurem-se novos locais, estabeleçam-se contactos com entidades já
instaladas, perguntar nunca ofendeu ninguém. o pior que pode acontecer é a
resposta ser "Não", mas não se pode caír no erro de não persistir;

#5 - Energia - a resposta está nos pontos #1 a #3, e parcialmente no #4. Se
as coisas forem tratadas com tacto e diplomacia, poderá haver a
possibilidade de esses custos serem suportados pela entidade "hospedeira",
E há casos assim;

#6 - Equipamentos, manutenção - ver #2

#7 - Benefícios/retorno - A possibilidade real de termos, todos, os que
pagam e os que não pagam, uma rede nacional de repetidores, funcional, com
cobertura nacional (idealmente) e capaz de operar em situações de
emergência ou calamidade;

A partir daqui poder-se-ia aprimorar a coisa,

Deixaria de fazer sentido a "mijadela no poste", pois que uma "instalação
de uso comum" com exactamente essa função, deixaria de ser apenas mais uma
instalação "às moscas".
Se formos a ver, grande parte dos repetidores efectivamente instalados, não
contando com os que estão planeados há anos, quase não tem utilizadores. E
os custos de instalação, manutenção e energia estão feitos.
Por último,  o regulador, elaborou um plano de repetidores, que reflecte a
sua visão bidimensional, que resulta muito bem num mapa, mas que é
impossivel de replicar na vida real, isto porque o modelo baseada em
células ou quadriculas só funcionaria se houvesse acesso ao ponto central
de cada uma delas, e o país fosse plano.

Salomão Fresco

Callsign: CT2IRJ

GRID Locator: IM59sl -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37

QTH: Entroncamento, Portugal

 [image: Salomão Fresco no Facebook]
<http://www.facebook.com/salomao.fresco> [image: O meu perfil no LinkedIn]
<http://www.linkedin.com/in/salomaofresco?trk=hp-identity-name> [image: