ARLA/CLUSTER: O mistério dos 144,180 MHz e um convite

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Domingo, 6 de Agosto de 2017 - 23:31:50 WEST

Caros colegas,

Em primeiro lugar fica o convite (senão provavelmente não chegam lá caso o
deixe para o fim):
Esta madrugada, mais precisamente por volta das 3:00 de amanhã de dia 7 de
Agosto, estarão condições fantásticas para este tipo de teste, contudo, a
maioria de vós terá lido este meu desafio convite tarde demais.
Só por volta das 12:00 de amanhã é que teremos a primeira diminuição de
condições nos 2 metros, mas, ainda assim, por volta do pôr-do-sol também de
amanhã (dia 7 de Agosto) e até às 9:00 de terça-feira (dia 8 de Agosto)
haverá condições muito interessantes de novo (embora já não tão fortes como
as desta madrugada).
Por sua vez, a madrugada de dia 9 já não será tão boa, e os dias seguintes
não prometem nada de auspicioso, nem mesmo durante a madrugada.
Caso não tenham as condições criadas na vossa estação, podem pelo menos
monitorizar a minha emissão em 144,180 MHz e verificarem se recebem algo,
pois a mesma estará activa até dia 9, continuamente e audível, tanto em
banda lateral única como em frequência modulada, sensivelmente de 6 em 6
minutos (+/-).
A quadrícula é IM58ob.

Agora uma pequena introdução e os meus agradecimentos:
No Serviço de Amador também há quem demonstre ter um excelente sentido de
humor e saiba brindar-nos com boas partidas.
Confesso que ainda não sei quem foi, mas tenho 3 suspeitos prováveis em
mira.
Seja quem for o autor da brincadeira, espero que faça parte da lista de
destinatários deste fórum pois queria felicitá-lo(a) pela ideia e agradecer
a brincadeira, embora tenha conseguido detectar a marosca logo de início.
Bem, confesso que logo de início não é bem assim... foi apenas após alguns
minutos de raciocínio que se seguiram ao júbilo inicial.
Se o primeiro indicativo fosse EA8... aí a partida teria resultado por
algumas horas.

Sem mais delongas vamos à descrição dos acontecimentos:
Tal como faço todos os anos em Agosto, tendo até anunciado por esta via
outras experiências iguais em anos transactos, activo uma emissão de testes
para sinais débeis através do programa informático OPERA
(https://rosmodem.wordpress.com/). Para se inteirarem melhor do que estou a
falar, aqui fica mais uma pista (em Inglês) -
http://www.qsl.net/g0hdi/opera.htm.
Geralmente as condições de propagação em VHF são muito boas para este tipo
de testes no mês de Agosto e verdade seja dita, em Ondas Curtas não estão
nada famosas de momento.
Outra vantagem é o facto da estação ficar autónoma, mesmo quando estamos a
repousar durante a noite, ou andamos nos nossos afazeres quotidianos.
Infelizmente poucos colegas em Portugal se deram conta das potencialidades
de fazermos este tipo de teste na faixa dos 2 metros, particularmente nesta
altura do ano.
Qual no foi o meu espanto quando na manhã seguinte ao início das emissões
deste ano, ou seja ontem, me deparo com um relatório de recepção de uma
estação do Uzbequistão?!?.
Dada a distância entre os países seria um milagre digno do livro dos
recordes para um contacto em 144 MHz, contudo já se registaram
acontecimentos pouco credíveis que poderiam fazer deste mais um assombroso
prodígio e uma raridade.
Reconheço que o programa já deu provas (até comigo), mas primeiro sinal
contraditório foi a existência de apenas um "ping" da outra estação e o
facto do indicativo não ser verificável na Internet.
Se qualquer dúvida tivesse ficado por esclarecer, nesse mesmo dia, daí a
pouco, eis que acontece outro milagre, um "ping" de uma estação da Geórgia.
Infelizmente não estava presente, mas pareceu-me uma "demasiadamente" feliz
coincidência... e «quando a esmola é muita... o pobre desconfia!».
Nesse mesmo dia, mas sempre comigo ausente, cai o primeiro "ping" razoável;
uma estação da Irlanda do Norte.
O resto da história fica contada através das imagens anexas.
Nenhum dos indicativos era verificável na Internet nem as estações apreciam
referenciadas no sítio "pskreporter", (como no exemplo da última imagem
anexa) - o que não quer dizer nada, pois a minha própria emissão também não
estava referenciada nos primeiros dias.
Em suma; foi uma linda partida que demonstra criatividade e muito sentido de
humor, embora um pouco ao lado do que a legislação permite.
Mas pelo engenho e sentido de oportunidade sou da opinião que se deve
perdoar a ligeira infracção de emitir com indicativo alheio para se fazer
uma brincadeira inocente sem consequências nefastas.
Bem-hajam os brincalhões e mandem notícias caso me escutem em não tenham
instalado o programa.

Obrigado e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W