Re: ARLA/CLUSTER: IARU - Comunicações de emergência

Fernando Dinis Silva scacem gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2016 - 14:07:10 WEST

Boa tarde a todos.
Relativamente ao Plano de Emergência da ARLA sou da opinião de alguns
colegas que deve sofrer alterações  em conformidade com a atual legislação,
assim como dos meios que existem principalmente humanos e de rádio nas
associações.
Relativamente ao Siresp o colega que diz que o som é bom sem dúvida
relativamente á cobertura posso lhe dizer que deixa muito a desejar
principalmente aqui  no canto esquecido do Alentejo.
Se o meu amigo tiver siresp aqui no Alentejo esqueça é preferível fazer
sinais de fumo que rapidamente chega o Helicóptero.
Pois já vi comandantes dos Bombeiros a subirem aos montes para terem acesso
á rede, digo de experiência própria pois também sou apologista de continuar
com a tecnologia do antigamente pelo menos temos cobertura e temos um apoio
no caso colapsar a rede SIRESP, por isso a importância dos radioamadores no
teatro de operações no caso de ser solicitado.
Digo-lhe que na Zona de Santiago do Cacém os BV ainda utilizam as bandas
altas por causa da cobertura siresp.
E para concluir o SIRESP apenas digo isto :
- Ã 3 semanas faltou a luz em sines resumindo, colapsou totalmente a REDE
SIRESP por falta de baterias auxiliares no repetidor, nem Bombeiros e nem
GNR tinham comunicações meus amigos como disse muitas vezes temos que
contar com todos e este assunto da emergência tem muito que se lhe diga.
E eu sei do que estou a falar pois estou num serviço á 4 anos em que lido
diariamente com Bombeiros, ANPC e GNR.
e nos Planos Municipais de Emergência de Proteção civil Municipais e nos
Planos Distritais do País  diz o seguinte:

 *RESPONSABILIDADES dos ORGANISMOS e ENTIDADES DE APOIO *

*Associação de *

*Radioamadores*

·         Garantir a interoperabilidade entre redes e sistema de
comunicação das diversas entidades;

·         Apoiar as radiocomunicações de emergência, de acordo com as suas
próprias disponibilidades;

·         Estabelecer e garantir autonomamente vias de comunicação,
recuperação e integração de outros meios e dispositivos de comunicação;

·         Colocar em funcionamento equipamento e meios técnicos colapsados;

·         Reportar através dos meios de rádio, informação útil ao
accionamento de meios de socorro e salvamento.

Cumprimentos.
73/CT1DZ- Fernando Dinis Silva

No dia 28 de setembro de 2016 às 18:34, Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF <