RE: ARLA/CLUSTER: IARU - Comunicações de emergência

Jose Luis Gonçalves Pereira dfronts hotmail.com

Boa noite Exmos. Srs,

Mais uma vez vem à tona a questão das comunicações de emergência….

No SALOP do Porto (CDOS distrito do Porto), existe pelo menos um operador que é radioamador, mas parece-me de que existem mais.

Relativamente à organização das comunicações de emergência por parte dos radioamadores, penso que ainda terá um grande caminho a percorrer pela frente… pois se os mesmos não se entendem relativamente às alterações do DL 53/2009 e não fazem pressão para que seja alterado o mais rapidamente, parece-me no que respeita à temática das comunicações de emergência por parte dos radioamador soa-me a uma utopia.

Já fui CR7, agora já não o sou devido ao facto de não concordar com o DL 53/2009 mas não só. Sou Bombeiro, operador de comunicações no meu CB, e por diversas vezes também prestei serviço no SALOP do Porto na fase “C “como OPAT (Operador Auxiliar de Telecomunicações), tive varias formações para poder desempenhar essas funções, felizmente não estive que estar à espera 2 anos para poder desempenhar essas mesmas funções!!!! Ao que parece para se ser  radioamador, à luz do DL em vigor, para que se possa operar um radio em banda amadora, é necessário realizar um exame, estar 2 anos à espera, realizar outro exame e caso obtenha aproveitamento, então sim, finalmente a autorização…. Enfim….

Pois bem chega de lamentos e vamos ao tema em questão que  vai mais para além da minha vontade e/ou opinião, falamos de comunicações de emergência.

Na minha opinião o actual sistema de comunicações da ANPC, funciona, e funciona bem. O SIRESP veio revolucionar todo o sistema integrado de comunicações. As comunicações são feitas sem barulhos e ruídos de fundo, basicamente parecido ao D-Star amador, ou seja, mesmo com sinal fraco a comunicação é feita e sai perfeita. Caso não exista sinal, não há comunicação…. Par colmatar essas possíveis falhas existem outras redes de comunicação

A rede de repetidores VHF/UHF amadora poderia ser usada como rede de emergência??? Sim podia, mas para tal penso que seria necessário de que em cada CDOS de distrito, (no SALOP do porto existe mas está desativado), sede de PC Municipal, CB de Bombeiros, CB de Cruz vermelha, Posto de PSP, Posto de GNR, CODU Norte, CODU Centro CODU Sul e finalmente CODU mar, tivesse à sua disposição um radio devidamente operacional nessa rede amadora, mas também ter pessoas devidamente formadas e capacitadas, que cumpram o DL 53/2009, e mesmo assim seria impossível fazer chegar as comunicações ao terreno (viaturas, patrulhas, meios, etc,…)….

Quando à viabilidade da rede amadora, a mesma também falha, e por vezes muitos desses repetidores estão em off, e se calhar também não possuem fontes de alimentação independentes e/ou autonomias suficientes de trabalho.

Já tive oportunidade de referir neste fórum, de que a ANPC dispões de varias redes de comunicação estratégicas independentes, tais como a rede SIRESP, a VHF (banda alta), e a banda baixa, todas elas completamente funcionais e operacionais.

A cruz vermelha, funciona com a sua própria rede de banda baixa.

Os outros parceiros de PC tais como o CODU, PSP e GNR  é que poderão apresentar alguma maior vulnerabilidade, pois dependem exclusivamente da rede SIRESP.

Para mim o verdadeiro papel de que o radio amador poderia executar na cadeia da emergência, poderia ser a ponte entre a ANPC e a população, no que respeita a divulgação de alertas entre outos, mas também no auxilio de reposição de estruturas colapsadas de comunicações sem ser a rede SIRESP. Agora intervir directamente nas comunicações, não me parece viável nem correcto.

Pondo isto é a minha opinião.

Obrigado a todos.

José Luís Gonçalves Pereira

Técnico Profissional de Condução de Veículos Pesados
Técnico de Ambulância e Transporte
Bombeiro de 3ª