Re: ARLA/CLUSTER: IARU - Comunicações de emergência

José Luís Proença ct1gzb gmail.com

Olá Pedro – CT1DBS e demais colegas.

Excelente e pertinente pergunta.

Salvo melhor opinião, e conforme está tudo organizado hoje, creio que as
entidades que eventualmente usarão o serviço dos radioamadores em situações
de catástrofe serão os próprios agentes de Protecção Civil.

As informações/pedidos cabe aos próprios agentes decidir.

Pedro, eu faria outras perguntas para os colegas discutirem e/ou responder:

1ª A ANPC, CDOS ou SMPC’s mostrou recentemente interesse em ter a nossa
ajuda?

2ª Os Radioamadores/Associações estão organizados a nível Nacional,
Regional ou Local para responder *hoje* a um pedido de ajuda nas
comunicações de emergência vinda da ANPC, CDOS ou SMPC’s? (estamos, afirmo
eu, com        honrosas excepções de algumas Associações)

3ª Em caso de um pedido desses *hoje*, saberia-mos como agir?

4ª Em caso afirmativo, está decidido quem é o Radioamador/Associação a ser
contactado?

5ª Existe estreita colaboração entre Radioamadores, ANPC, CDOS e SMPC’s?

6ª Quantas reuniões preparatórias já houve entre Radioamadores e ANPC?

7ª As Associações de Radioamadores que existem deram a conhecer a sua
existência e do que podem/sabem fazer junto da ANPC ou CDOS/SMPC da sua
região?

Estas perguntas servem para uma saudável discussão, tudo que não seja isso,
é perda de tempo e energia.

Também não serve para apontar o dedo a quem é ou não o culpado disto ou
daquilo.

Tenho um amigo que diz que estas coisas devem ser KISS*

**Keep it simple, stupid*

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53, REP # 1418, SKCC # 8178, NRA # PN 077
http://ct1gzb.blogspot.com

No dia 26 de setembro de 2016 às 22:50, Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF <