Re: ARLA/CLUSTER: Jamboree 2016: Autorização Especial para não Amadores sob a supervisão de amadores das categorias 1, A ou B

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2016 - 16:37:52 WEST

Prezado João Areias (CS7AHA),

Efectivamente há legalmente 6 categorias de radioamadores em Portugal,
só que 3 são remanescentes (C, B e A - quem sair nunca mais volta a
entrar) e 3 efectivas (3, 2 e 1).

Não existe, alias é por isso é que há legalmente seis e não três
categorias, qualquer equivalencia entre o antes e o depois.  Ao
contrario do que aconteceu em 1995 e antes, não existiram que me
recorde e pela primeira vez em Portugal, as chamadas "passagens
administrativas". Alias, a unica integração e não equivalencia que
existiu, entre o antes de 2009 e o depois de 2009, foi em relação aos
amadores da categoria B com morse e sem morse. Ao suprimir a
obrigatoriedade de exame de aptidão para o código morse, passou a
existir unicamente a categoria B, como seria lógico.

Quanto ao YOTA em Portugal, existem alguns exemplo, mas muitas das
vezes as pessoas, radioamadores escu(o)teiros, que os promovem não os
divulgam.

João Costa (CT1FBF)