ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2016 - 17:45:48 WEST

Boa Tarde prezado Luís (CT2FZI)

Basicamente, 1/4 de onda com - 5% no radiante, calculado para a frequência
central ou para aquela onde pensas operar mais. Com essa cana de pesca
quanto maior fôr a secção do fio suportado, melhor. Eu já utilizei 2,5, 4 e
6 mm unifilar de cobre "encapado" como dizem os brasileiros, mas é
complicado, por isso opta-se pelo multifilar, pois é muito mais fácil de
trabalhar mecanicamente.

Quantos mais radiais de 1/4 de onda melhor, sendo no minimo 4.

UNUN de relação 4:1 ou 6:1. Alias, o melhor mesmo, havia uns comerciais
aqui a alguns anos que tinham diversas relações em que se testava e
selecionava a melhor relação com a menor SWR para cada caso.

Previsivelmente vais ter de usar um sintonizador de antena se não quiseres
ter o enorme trabalho de "corte e costura". Atenção, ligar também ao ponto
de Terra do sintonizador um ou vários radiais de 1/4 de onda, caso não
disponhas de uma boa ligação á Terra

A antena pode ser montada rente ao chão, radiais dispostos em ângulos de
90º em volta do irradiante ou com alguma elevação, neste ultimo caso
sugere-se alturas entre 1/8 a 1/4 de onda variando o angulo entre o
irradiante e radias de modo a tentar  acertar a relação de ondas
estacionárias.

Estas são as minhas modestas sugestões.

Cordiais e amistosos cumprimentos e bom fim de semana.

João Costa (CT1FBF)