ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF

CT2FZI IM58kr ct2fzi gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2016 - 16:36:33 WEST

Boa tarde,

Gostaria de substituir o meu actual dipolo por uma antena vertical para HF
que pelo menos trabalhe a partir dos 40M.

Como tenho uma cana de pesca (fibra de vidro) de 12m de comprimento e
possibilidade para a fixar convenientemente é uma hipotese.

Será que podem partilhar comigo algum diagrama ou experiencia com uma
antena destas?

Quantos e qual o comprimento dos radiais? UNUN de relacao 4:1 ou 5:1? Há
algum comprimento do elemento radiante que sugiram?

Há antenas comerciais com 7,3 metros, a "Rybakov 806" com 7,6 metros mas
que nao usa radiais, etc...

No limite tambem poderia converter uma antena de "CB" para poder trabalhar
multibanda... :)

Cordiais Cumprimentos,

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net