RE: ARLA/CLUSTER: Esqueceram-se de nós !!! Portugal: Espectro radioeléctrico - Da estratégia às prioridades

Pedro Carvalho papfc1 gmail.com
Sexta-Feira, 9 de Setembro de 2016 - 00:05:26 WEST

Boa noite

Eu, pessoalmente, apenas tenho a ver com o espectro naquilo que me diz respeito como radioamador e como utilizador/consumidor de telecomunicações.

Por isso, nem sequer emiti uma opinião, tendo-me limitado a apontar factos.

Note que quando se fala em segurança e emergência se está a falar de coisas muito mais abrangentes que a emergência.

E, seguindo o estado-da-arte no que à engenharia diz respeito, a tendência é proporcionar cada vez maiores capacidades de partilhar informação, através de redes que hoje são consideradas de alto débito mas que no futuro serão desprezadas pela sua baixa capacidade.
Ainda há por aí muita gente que se lembra que 9600 bits por segundo eram, há alguns anos, alto débito!...

O espectro tem um valor e este tem uma relação directa com o que somos capazes de fazer com ele.
Por isso, muitos serviços (móvel marítimo, etc) diminuíram a utilização da onda curta. Passar serviço a bordo de um navio mercante é hoje, quase sempre, enviar um email, em qualquer parte do globo e/ou marcar um número de telefone...
E, por isso, surgiram toda a panóplia de redes (satélite, GSM, etc) que facilitam, de sobremaneira, a vida do dia a dia e que usamos no quotidiano.

Por exemplo, pensemos na quantidade de diferentes dispositivos físicos que os nossos textos têm de passar até serem vistos do “outro ladoâ€â€¦
Já para não falar nas Camadas ISO que permitiram a conceptualização das redes!

Quanto às selfies, etc, isso são “outros 500â€â€¦

Ao dizer que “não abordar a onda curta é grosseiramente trabalho de gabinete alheio ás realidades técnicas†(sic), permito-me sugerir que leia o Plane estratégico do Espectro, onde se percebe que a perspectiva deste plano é a reutilização de frequências livres e a introdução de novas tecnologias que, por sua vez, permitirão novos avanços nos serviços disponibilizados, na sua maioria à sociedade/consumidores.
Claro que isto cria novos mercados. O desenvolvimento tecnológico é feito com base nas necessidades e o mercado dita, inexoravelmente, as suas.

Pela minha parte, como o Plano Estratégico prevê novas facilidades nos serviços de telecomunicações que uso, prevê o aumento do espectro para o serviço de amador e eu, enquanto radioamador “é mais chaves de morseâ€, fico bem.

Quanto ao pplware: É um site dedicado às tecnologias de uso comum. Não vou lá frequentemente e são editorialmente livres para publicarem o que quiserem. Da mesma forma, que nunca me lembro de lá ir… ;)

Usando a terminologia da onda curta, na sua versão de comunicação inicial que pratico maioritariamente:
73 es GL GD DX. SK

Pedro, CT1DBS/CU3HF