ARLA/CLUSTER: GHz Expedition 2016 CT7/DL4SBK + DJ1SP

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 4 de Outubro de 2016 - 17:13:38 WEST

Prezados Colegas,

Deixem-me vos agradecer e elogiar a todos os que directa e
indirectamente participaram nesta iniciativa dos " Dias de Campo UHF /
SHF ARLA 2016 ", que muito honra a Associação de Radioamadores do
Litoral Alentejano - ARLA e certamente também o radioamadorismo em
Portugal.

Uma palavra especial vai para o nosso associado Joachim (CT1JJU /
DJ1SP) que solicitou a ajuda da ARLA e apresentou-nos o projecto de cá
trazer o Horst Weise (DL4SBK), colega alemão extremamente versado em
operações desta natureza, oferecendo desta forma uma oportunidade
única para ensaios e experiências que proporcionaram umas recordações
interessantes a todos quantos participaram delas. Suspeito que perante
o que aconteceu, eles vão certamente com uma excelente ideia do nível
tecnico que em Portugal se trabalha nestes bandas.

Uma das coisas que mais me custou de ler aqui à uns anos na revista
francesa Megahertz, foi uma reportagem feita por uns gajos que vieram
cá e que nos puseram ao nivel dos nativos que encontravam nas
Dxpedições feitas por eles a Àfrica. Tipo...."os portugueses em VHF só
conhecem as antenas vertical para chegarem aos repetidores em FM e
pouco mais. Não tem nenhuma atividade em SSB detectada  e nem
concursos que se aproximem sequer dos nossos realizados em França."

Enfim, quem lesse aquilo acreditava que o radioamadorismo em Portugal
no VHF e superiores estaria ainda no começo, quando já naquela altura
tinhamos alguma actividade, obviamente não comparada à dos franceses
certamente, mas mesmo assim já não estavamos na pre-historia e
tinhamos radioamadores que eram referencias mundiais, como o saudoso
Tiago Frederico (CT1WW) que antes sequer de um francês pensar nisso,
tinha feito um contacto por rebote lunar com a Australia. A
proficiência era de tal forma que o Tiago Frederico mantinha QSOs
regulares com França e Espanha em 144, 432 e 1296 MHz (estávamos nos
anos 80 e 90 e a técnica não era a de hoje!), tal como nos descreve o
Filipe Ferreira (CT1DDW) no seu blogue em:
http://filipect1ddw.blogspot.pt/2011/11/existem-portugueses-que-se-destinguem.html.

É verdade que sempre fomos poucos, afinal o pais também não é muito
grande, mas somos tão ou melhores que esses "badamecos" que nos vieram
retratar nos anos 90 de seculo passsado.

Como estou farto de escrever, somos poucos, mas bons, quando não
mesmo, excelentes.

João Costa (CT1FBF)