ARLA/CLUSTER: Europa quer proibir o "express checkout" e complicar as compras online

Artur Marçal artur.mar sapo.pt
Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2016 - 16:58:20 WET


Sim, já reparei que a informação que eles passam cá para fora é ligeiramente diferente da realidade, por razões de segurança, suponho. Até porque, se cumprirmos as regras da entidade que emite os cartões, em última análise, são eles os responsáveis se alguma coisa não correr bem.

De qualquer modo, e até há data, é o método + seguro para pagamento on-line que conheço. De 5 a 2500 já comprei um pouco de tudo por esse mundo fora.

 

O único impedimento que encontrei até à data, nas compras que fiz, são os formulários de pagamento que, entre os demais dados do cartão, pedem também o nome do titular, dado que não nos é fornecido. Nesse caso é só associar esse mesmo cartão à conta PayPal e pagar por este método. Ou então, quando é um artigo que me interessa mesmo, envio um email a pedir para fazerem o pagamento eles próprios no terminal de pagamento deles, envio os dados do cartão, e já está. Eles lá saberão como é que hão-de contornar o problema. E, em regra, quando se trata de receber dinheiro… tudo se resolve.

 

73.

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Fonseca
Enviada: quinta-feira, 24 de Novembro de 2016 16:36
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Europa quer proibir o "express checkout" e complicar as compras online

 

Estes cartões de 1 compra permitem, comprar de 1 só vez, a 3vendedores diferentes no eBay, AliExpress, etc....

 

Artur Marçal <artur.mar  sapo.pt> escreveu em qui, 24/11/2016 às 13:12 :

Boas a todos!

Não sei como é convosco mas, pessoalmente, quando faço compras pela Net uso sempre os cartões VISA virtuais da MBnet:
https://www.mbnet.pt/

Na altura do pedido do cartão, especifico sempre que quero um cartão para uma só compra, e se pedir um cartão por exemplo para 50 Euros, máximo, ele só dá para um pagamento até a esse máximo. Se alguém tentar fazer 2 pagamentos com esses dados, só que sejam de 2 Euros cada, ao fim do primeiro pagamento ele caduca imediatamente e já não faz o segundo. Analogamente, se alguém tentar fazer um só pagamento que seja, de valor superior aos 50 Euros do exemplo dado, ele caduca imediatamente e não faz pagamento nenhum. Durmo descansado. Assim houvesse sempre dinheiro para fazer compras. NÃO COMPLIQUES, Europa!

Posso usar os dados de um cartão virtual directamente no formulário do site em causa, na altura da compra, ou simplesmente associar esse cartão virtual à minha conta PayPal e comprar o que quiser. Inclusivé quando vou para fora, levo sempre os dados de 1 ou 2 cartões VISA virtuais memorizados, para o caso de perder a bagagem ou ser assaltado, e já tenho ao que me agarrar numa emergência.

Os dados de um cartão VISA virtual são tão válidos para pagamentos como se estivessem impressos num cartão VISA "real" (leia-se físico, de plástico). Pura e simplesmente como são dados de uso em curto prazo, e depois caducam logo, não adianta criar um cartão de plástico para que eles sejam usados.

Curiosamente, temos pouco carcanhol mas temos alguns dos métodos de pagamento mais avançados do mundo. Não admira que volta não volta, esteja cá mais um grupinho de americanos, daqueles que se deslocam em SUVs e andam todos de fatinho preto, a aprender umas coisas connosco... É mentira, é mentira. Eu vi isto num filme. Juro! Palavra!

De modo que, talvez não fosse má ideia a Europa aprender qualquer coisa connosco nesse aspecto, em vez de andar a complicar a vida ao povinho. Para isso já basta a Alfândega.

Aqui no Entroncamento, hoje é feriado, roam-se... Hi Hi

Resto de boa semana!
73, Artur
CT1FRC



-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: quinta-feira, 24 de Novembro de 2016 12:05
Para: Cluster-ARLA
Cc: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
Assunto: ARLA/CLUSTER: Europa quer proibir o "express checkout" e complicar as compras online

Fazer compras online com um só clique pode estar em risco caso as novas regras sobre o comércio electrónico, que a Europa quer implementar, sejam aprovadas.

Para combater as compras fraudulentas a Autoridade Bancária Europeia está a propor a obrigatoriedade de utilizar um novo sistema de autenticação para as compras online, em que cada transacção de valor superior a 10 euros obrigará a autenticação reforçada, como a introdução de passwords, códigos, ou a utilização de um leitor de cartões. Mas mais uma vez parece que estamos perante mais uma daquelas burocracias que, para tentar minimizar uma reduzida percentagem de transacções fraudulentas, vai complicar a vida a todas as transacções legítimas - um pouco ao estilo do que a famosa e inconsequente lei dos cookies veio fazer.

Um dos principais opositores a esta medida é a própria VISA, que alerta para o impacto que este tipo de medidas terá no comércio online, onde está mais que demonstrado que cada entrave adicional no processo de checkout resulta no aumento do número de clientes que desiste de fazer as compras para não se "chatear"; e que relembra que já estão implementadas e continuam a ser desenvolvidas muitas formas de combate às transacções fraudulentas, e que nesta fase não seria necessário complicar a vida a todos os consumidores usando esse argumento como desculpa.

Caso estas regras avancem, os sites deixarão de poder oferecer sistemas como a "compra num só clique" ou os "express checkouts" que facilitam imensamente a vida aos consumidores. Mas o impacto não se faria sentir apenas no mundo digital (sendo que também os sites internacionais seriam forçados a seguir estas regras europeias), mas também no mundo real, pois passaria a ser necessário introduzir o código PIN em inúmeros locais que actualmente permitem o pagamento sem código (como portagens e parques de estacionamento), com o consequente aumento do tempo de pagamento por cliente... e maiores filas (e tempo
perdido) para pagar.

A Autoridade Bancária Europeia publicará as propostas de normas finais a 12 de Janeiro de 2017 - e conhecendo-se o fascínio pela burocracia que estas entidades têm... acho que não se poderá esperar que nada de bom dali saia. Resta-nos apenas esperar que o seu amor pelo dinheiro prevaleça, e a ameaça de poderem receber menos (em comissões, impostos, etc) devido à quebra no comércio online os faça reconsiderar.

Fonte: Aberto Até de Madrugada



_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

-- 

73's de Carlos Fonseca, CT1GFQ 

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20161124/54ae5828/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER