=?UTF-8?Q?Re:_ARLA/CLUSTER:_QSO_nos_50MHz=3F_T=C3=A1_bem, _t=C3=A1...?=

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 19 de Novembro de 2016 - 14:06:12 WET

Boa tarde colega Fabiano,
De facto a banda dos 6M é apelidada de "magic band" porque a propagação abre por instantes de minutos a 2 ou 3h e depois volta a fechar. Quando está fechada é sempre possivel fazer QSOs a nivel local/regional, que também desconheço que existam.
A propagação nesta banda é na maioria das vezes propagação troposférica que se dá pela formação de ductos troposféricos numa zona relativamente baixa da atmosfera. Para esses ductos se formarem é necessário que se forme uma sanduíche de ar frio - ar quente - ar frio, no plano horizontal, o que faz com que as ondas eletromagnéticas "curvem" e permaneçam dentro do ducto, ao alternar entre densidades diferentes de ar e logo de meio de propagação, enquanto ele existir. Isto que relato é apenas um apanhado geral porque obviamente ha bastantes particularidades.
Faça uma pesquisa no google por "troposferic forecast" e pode ter uma previsão deste tipo de propagação.

73s e bons DX!
CT7AHV

-----Original Message-----
From: Fabiano Moser <fabianomoser  gmail.com>
To: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>
Sent: sáb, 19 Nov 2016 13:49
Subject: ARLA/CLUSTER: QSO nos 50MHz? Tá bem, tá...

Boas,

Quando é que se ouve alguma coisa nos 50MHz 6m? Sempre ouvi dizer que é a
"Magic Band" e permite QSO´s incríeis etc..etc..etc...

A verdade é que nunca fiz um QSO lá.

Ok ...ok... nem sempre tive antena sintonizada para esta banda, mas ao
menos para ouvir serveria. Hoje já tenho uma Hexbeam que faz esta banda,
mas nunca oiço nada lá.

Vejo no DXCluster a passar spot´s de americanos a falar com americanos ou
canadianos, mexicanos, e pouco mais.

Alguém me explica como se eu fosse muito burro ( e sou....) Porque a
propagação nunca está lá nesta banda?

Serei um melhor radioamador depois de perceber como funciona esta banda :)

Obrigado!
Fabiano Moser CT7ABD