ARLA/CLUSTER: Categoria 3

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2016 - 00:19:32 WET

Portugal deve ser dos poucos paises que transpôs na integra e para a sua
legislação a estrutura dos três niveis de licenciamento da recomendação.
Por seu lado tornou mais restritivo o que a propria recomendação, passando
o pleonasmo, recomenda, para o nivel de entrada. A imposibilidade de
emissão a partir da sua  propria estação, para a categoria 3, é algo
inconcebível e que vai, na minha opinião, contra o proprio espirito da
recomendação para o nivel de entrada, mesmo que fose só para VHF e UHF. No
entanto, a propria ANACOM contra argumenta com as vastas possibilidade que
estes mesmos colegas tem na sua operação supervisionada noutras estações
que não a sua.

Voltando " há vaca fria" e daquilo que conheço, a França ficou-se na
pratica por duas categorias e então a Espanha ficou-se por uma unica.

O mais inacreditável é que todas estas administrações aderentes tem os
mesmos direitos de emitirem as licenças CEPT e as verem reconhecidas pelos
outros.

Por exemplo, convém sempre ALERTAR os colegas da atual categoria 2
portuguesa que ao contrario que alguns pensam e eu já escutei a chamarem em
HF da França, este pais não permite a operação com a licença CEPT Novice no
seu território, segundo a base de dados do European Communications Office
actualizada, como podem constactar mais abaixo.

Portanto, F/CS7xyz/P é ilegal e uma coisa é a Class 2 em França, outra bem
diferente é a categoria 2 em Portugal.
A subtileza pragmatica com que a França resolveu em tempos a questão do,
com Morse ou sem Morse, é memorável sobre todos os aspectos do meu ponto de
vista, mas isso é outra historia.

Achava e a realidade veio-me dar-me razão, o fim do exame de aptidão do
morse, veio aumentar o numero dos seus verdadeiros e interessados
praticantes a nivel mundial e não vejo como hoje alguém pode vir defender a
sua reintrodução para o acesso às bandas de HF.!?

Por outro lado, os colegas da nossa categoria 2 deveriam poder desfrutar da
total liberdade espectral e de potencia que os "nuestros hernanos" dão a
estas coisas, só com uma só  "categoria" e nada mais e "totalmente
compatível" e reconhecida pelas outras administrações com as mesmas
recomendações da CEPT.

Ver mais em: http://www.erodocdb.dk/doks/implement_doc_adm.aspx?docid=2136

João Costa (CT1FBF)