ARLA/CLUSTER: Windows 10 e software para o radioamador

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2016 - 09:22:29 WET

Bom dia Sérgio, Pedro e demais colegas.

O Windows 10 vem colocar alguns desafios aos utilizadores obrigando-os a
serem "pseudo técnicos de informática".
A máxima do Bill Gates "de que cada casa havia de ter um PC com Windows e
as donas de casa, um em cada cozinha" está já colocada de parte, ou se
entende o que se está a fazer e utilizar, ou se envereda pelo facilitismo
do *não presta*.
Na minha opinião, que até sou utilizador Linux muito embora no âmbito
profissional tenha um PC com Windows 10 em frente ao meu local de trabalho,
este sistema operativo é mais robusto, mais seguro (o Windows Defender já
cumpre a função dele), e depois de uma fase inicial de aprendizagem, acaba
por ser mais fácil de usar do que inicialmente parece.

Para o Pedro, a dificuldade que possa ter na instalação de certas
aplicações não é culpa do sistema operativo nem do programador, na altura
em que ele fez a aplicação não existiam ferramentas de validação e de
controle de segurança da própria aplicação, o Windows 10 utiliza um
controle chamado "UAC (user access control)" (aliás desde o 7 que existe)
muito eficaz, este controle dá-lhe acesso a que instale uma aplicação mas
não permite que a mesma escreva na pasta ou em qualquer outro local do
sistema (é isso que um vírus faz). Existe uma forma de contornar estas
aplicações antigas que necessitam elas próprias de aceder ao sistema ou à
raiz de trabalho, é serem instaladas na raiz do disco (c:\) e executadas
sempre como "administrador".

Os drivers dos rádios, tal como o Sérgio referiu e bem, não é
responsabilidade da Microsoft e segundo a Kenwood trabalha perfeitamente no
W10 desde que sejam cumpridas as regras de instalação que diferem do mesmo
instalado por exemplo no Windows XP.

«...

Important Notes
-

If your PC is running Windows 2000 or Windows XP, you must establish the
USB connection between your PC and transceiver *before* you install the
driver
If your PC is running Vista, Windows 7, Windows 8, or Windows 10, you must
wait to establish the USB connection between your PC and transceiver until
*after* you have installed the driver

...»

No passado trabalhei como diretor técnico numa empresa em que
implementávamos soluções ao cliente final, em toda a fase do projeto e
desenvolvimento era seguido o que o cliente necessitava, era-lhe
apresentado o produto final e se aceite fazia-se então a instalação e
formação de utilizadores e era aí o maior problema da aplicação, a
resistência à mudança é tramada.. quando começamos a duvidar dos nossos
conhecimentos pelo facto de que anteriormente o realizávamos e agora com um
novo sistema não, não podemos dizer que o mesmo não presta, só podemos
dizer é que não o conhecemos e que necessitamos de iniciar uma nova fase de
aprendizagem.

Saudações a todos e votos de um bom princípio de semana.

No dia 7 de novembro de 2016 às 08:14, Sérgio Rasteiro - CS7AJS <
cs7ajs  gmail.com> escreveu:

> Perdoe-me a honestidade, mas o colega está a culpar o Windows por erros
> que não são dele.
>
> A Microsoft não tem de fazer drivers para os dispositivos. Se o rádio não
> funciona tem de se queixar é à Kenwood\Icom\Yaesu\etc. A resposabilidade
> sobre os drivers é do fabricante, não da Microsoft.
> O mesmo se passa com o software. No entante o HRD na versão gratuita
> funciona muito bem em Win10 ;) Bem como o FLDigi
>
> Quanto ao ter de andar à procura dos escaravelhos da batata... Ao instalar
> um anti-virus deixa logo de utilizar o A\V da Microsoft. O mesmo com a
> [...]

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.HamQTH.com <https://www.hamqth.com/ct1jib>
QSL Via: Bureau, Eqsl, LOtW
ARRL Member# 2000232451
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of BrandMeister 2681, DMR_PT-Zone3, CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, XRF040
and DCS012 Reflectors
Co-Sysop of
CQ0DLX, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR, CQ0DAM
DMR ID (268) 3007