ARLA/CLUSTER: DIGIPEATER APRS CQ0XSA - Serra de Aire

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Quinta-Feira, 3 de Novembro de 2016 - 22:53:00 WET

Boas noites a todos,

Aceito, claro, os vossos comentários e opiniões.

Concordo em absoluto com a recomendação da IARU.

Mas... e há sempre um mas, enquanto se continuarem a desrespeitar as
"regras" para a correcta utilização da rede, enquanto se persistir em
lançar para RF o tráfego APRS-IS sem qualquer filtro, em manter sistemas
sem DCD ou com o mesmo desligado, em manter digis/estações inadequadamente
configurados quer em paths, temporizações ou potência, enquanto se
pretender estar numa determinada zona do pais e "querer ser escutado em
directo" no outro extremo, não se vai chegar a lado nenhum.

Já algum trabalho foi feito no sentido de auxiliar à correcta forma de
gerir a rede. Alguns contactos efectuados receberam resposta positiva, mas,
não passaram da resposta. Outros contactos foram tentados sem sucesso.
Inclusive foram contactados Colegas de Espanha, cuja colaboração agradeço,
a solicitar que fizessem passar e refrescar a memória aos utilizadores EA,
no sentido de fazer chegar a informação a alguns sysops, e o que obtiveram
como resposta foi: "eu é que sei como configurar a minha estação e eu é que
estou certo"...

*A "escolha" de 144.900 é obviamente temporária. Não pretendemos de forma
alguma dividir radicalmente a rede em "APRS-mau" e "APRS-bom". *

*De igual forma não pretendemos que se faça uma mudança para esta QRG.*

*Sabiamos de antemão que esta decisão iria "agitar as águas", e de certa
maneira servir como chamada de atenção para que se corrijam os erros
existentes.*

*Convido-vos a fazer um teste de recepção numa e noutra frequência e
comparar o numero de frames ouvidas com as correctamente decifradas. É
frequente (demasiado, diria eu) o número de colisões entre pacotes, que
acabam por não ser descodificados e congestionam a rede.*

Respondendo a algumas dúvidas:

Há pelo menos dois digis a receber e consequentemente a repetir, tráfego
EA, que na sua maioria tem path definido como WIDEmuitos-muitos,

Na região desses digis existe uma estação com um indicativo no minimo
estranho, que faz WIDE7-7...

Na região de LX, há um colega, que já se tentou contactar por diversas
formas e está numa configuração semelhante.

Em alturas que a propagação o permite, as estações EA8 (Canárias) inundam a
rede com os seus TRACE, WIDE, RELAY, WIDEmuitos-muitos

Sugiro uma visita a APRS.FI e interpretação dos dados, em alternativa ver
no software que utilizam (UI-View ou outros) os PATHS utilizados, a
temporização dos beacons e status, etc.

O tráfego RF em 144.900 está a ser colocado na rede APRS-IS via IGate(s).

Obrigado a todos pelos comentários, opiniões e sugestões.

Cumprimentos

Salomão Fresco

Callsign: CT2IRJ

GRID Locator: IM59sl -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37

QTH: Entroncamento, Portugal

 [image: Salomão Fresco no Facebook]
<http://www.facebook.com/salomao.fresco> [image: O meu perfil no LinkedIn]
<http://www.linkedin.com/in/salomaofresco?trk=hp-identity-name> [image: