Re: ARLA/CLUSTER: Diplomas / Referências PT - ES

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt
Terça-Feira, 31 de Maio de 2016 - 16:15:00 WEST

Vou tentar responder segundo aminha opinião, obviamente.

É fácil, temos é de mudar esse pensamento José, "a relva do vizinho é sempre mais verde que a minha".
Basta olhar para o SOTA, que há dois/três anos eu achava que era para uma "elite" (percebam a palavra no melhor contexto da palavra) de OMs que gostava de aventura.
Agora vejo que há SOTA para todos os gostos, BOTA, WWFF, etc. O que não falta é oportunidades de fazer rádio, ainda esta semana vi um colega anunciar um BOTA se não estou em erro com um portátil! E bem!

A questão é, assim como já me questionaram a mim, questiono eu:

- os diplomas estão todos ativos?
Sim, a esmagadora maioria dos Diplomas são permanentes, logo, e até informação em contrário, estão activos.

- os managers continuam a atualizar as listas de locais para os diplomas (pelourinhos, lagos, etc.?)
O mais grave até nem é isso, acho bem pior é não actualizar o “ranking” dos activadores das referencias.
Bem sabemos que não há competição mas, quem participa na divulgação e que de certa forma mantém os Diplomas “vivos”, os managers, deveriam no mínimo actualizar o “ranking” para ver o trabalho dos activadores reconhecido.

- onde estão as listas de alguns deles?
Deveria estar no site dos mesmos. Não são estão? Terá que perguntar aos managers o porquê.

- alguém divulga estes diplomas de tempo a tempo para dizer "estamos cá"?
Se são permanentes não necessitam de divulgação, quem tem o mínimo de interesse em activar essas referencias terá que os procurar.

- as associações que os gerem têm feito iniciativas (alguma e/ou suficientes) para os divulgar?
Não. isto é uma “pescadinha de rabo na boca”.
Se há interesse dos activadores, divulgam e fazem “publicidade”, se não há interesse dos activadores cai no esquecimento (por exemplo o Diploma dos Municípios, Parques de Campismo, Pelourinhos etc)

Não nos podemos comparar aos espanhóis por N razões. Área, leis, estilo de vida, é tudo diferente. Podemos sim é fazer mais e melhor.
Nada me deu mais gozo, como coloquei aqui no cluster, que sair de um dia stressante do trabalho e ir tentar caçar os 2 eventos que ocorreram no passado fim de semana.
Ainda há dias alguém comentava em resposta a um anuncio de um evento com algo como "mais um". Continuo a achar que temos tudo o que precisamos. Demografia, elementos interessados, etc. Só nos falta aquilo que refiro na primeira frase, mudar o nosso pensamento em relação aos concursos e principalmente aos diplomas. Quem por aqui tem paciência de ler os emails trocados, sabe que deve ser a segunda ou terceira vez que pego nesta questão no cluster. A reação é quase sempre a mesma....
Veja-se os eventos que temos anuais que tanto sucesso (me parece) têm como o ILLW, JOTA/JOTI, alguns field day, etc. O ano não tem 365 dias? O que estamos à espera?

O ILLW (evento que participo todos os anos) tem sucesso Internacional, pela actividade em si e pela envolvência dos locais, assim como o IOTA.

Não quero que rivalizemos com os Espanhois, não temos sequer poder de compra para o fazer, mas se podemos fazer melhor? Podemos.

- Peguem nas listas de locais dos diplomas e coloquem-se em formato CSV para importar para programas de log, é uma das formas de chamar à atenção que menos trabalho dá; programas como o Log4OM não têm nenhum diploma português de origem se não estou em erro
- Promovam na medida do possível, através de eventos, newsletters, etc a divulgação dos diplomas que gerem
- Atualizem, caso necessário, as regras do diploma para a realidade de hoje e não da altura em que foram criados

Isso dá trabalho colega.

Este parece-me, caro José, na minha humilde opinião, o caminho a seguir e não "Em Portugal diplomas para quê?".
Eu sou mais, a existir que se mantenha e divulgue. Depois, pegando no SOTA/BOTA, quem quiser sobe a serra, quem não quiser que vá para a praia.

Parafraseando Kennedy: Não pergunte o que Diploma pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo Diploma hi hi.
--

73,
Paulo

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53, REP # 1418, SKCC # 8178, NRA # PN 077
http://ct1gzb.blogspot.com

---
Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.