Re: ARLA/CLUSTER: Diplomas / Referências PT - ES

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Terça-Feira, 31 de Maio de 2016 - 10:37:38 WEST

É fácil, temos é de mudar esse pensamento José, "a relva do vizinho é
sempre mais verde que a minha".
Basta olhar para o SOTA, que há dois/três anos eu achava que era para
uma "elite" (percebam a palavra no melhor contexto da palavra) de OMs
que gostava de aventura.
Agora vejo que há SOTA para todos os gostos, BOTA, WWFF, etc. O que não
falta é oportunidades de fazer rádio, ainda esta semana vi um colega
anunciar um BOTA se não estou em erro com um portátil! E bem!

A questão é, assim como já me questionaram a mim, questiono eu:
- os diplomas estão todos ativos?
- os managers continuam a atualizar as listas de locais para os diplomas
(pelourinhos, lagos, etc.?)
- onde estão as listas de alguns deles?
- alguém divulga estes diplomas de tempo a tempo para dizer "estamos cá"?
- as associações que os gerem têm feito iniciativas (alguma e/ou
suficientes) para os divulgar?

Não nos podemos comparar aos espanhóis por N razões. Área, leis, estilo
de vida, é tudo diferente. Podemos sim é fazer mais e melhor.
Nada me deu mais gozo, como coloquei aqui no cluster, que sair de um dia
stressante do trabalho e ir tentar caçar os 2 eventos que ocorreram no
passado fim de semana.
Ainda há dias alguém comentava em resposta a um anuncio de um evento com
algo como "mais um". Continuo a achar que temos tudo o que precisamos.
Demografia, elementos interessados, etc. Só nos falta aquilo que refiro
na primeira frase, mudar o nosso pensamento em relação aos concursos e
principalmente aos diplomas. Quem por aqui tem paciência de ler os
emails trocados, sabe que deve ser a segunda ou terceira vez que pego
nesta questão no cluster. A reação é quase sempre a mesma....
Veja-se os eventos que temos anuais que tanto sucesso (me parece) têm
como o ILLW, JOTA/JOTI, alguns field day, etc. O ano não tem 365 dias? O
que estamos à espera?
Não quero que rivalizemos com os Espanhois, não temos sequer poder de
compra para o fazer, mas se podemos fazer melhor? Podemos.

- Peguem nas listas de locais dos diplomas e coloquem-se em formato CSV
para importar para programas de log, é uma das formas de chamar à
atenção que menos trabalho dá; programas como o Log4OM não têm nenhum
diploma português de origem se não estou em erro
- Promovam na medida do possível, através de eventos, newsletters, etc a
divulgação dos diplomas que gerem
- Atualizem, caso necessário, as regras do diploma para a realidade de
hoje e não da altura em que foram criados

Este parece-me, caro José, na minha humilde opinião, o caminho a seguir
e não "Em Portugal diplomas para quê?".
Eu sou mais, a existir que se mantenha e divulgue. Depois, pegando no
SOTA/BOTA, quem quiser sobe a serra, quem não quiser que vá para a praia.

--

73,
Paulo