ARLA/CLUSTER: A dura vida de um mantenedor de repetidora: A chocadeira

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Por João Roberto S. G. Ferreira, PY2JF.

Esse fato se deu no início dos anos 90. Certo dia nossa repetidora de VHF
de Americana, a época na frequência de 145.230 MHz, parou de funcionar.
Infelizmente era um inverno chuvoso e subir aquela escada escorregadia de
alumínio da caixa d´água (45m) não era nada recomendável. Esperamos
ansiosamente, e calados, por quase duas semanas até que finalmente o sol
trouxe as condições necessárias para a escalada e investigação do problema.
Como era no meio da semana e eu só poderia ir no final de semana, o PU2LWR
Mário (SK) foi sozinho até lá verificar. Meia hora depois a repetidora
estava de volta ao ar.

Via rádio eu perguntei ao Mário o que havia acontecido. Ele disse que não
iria me contar, mas que tirou uma foto e quando ela estiver pronta,
entenderia. Pra quem não é dessa época, fotos eram feitas com filmes e a
revelação normalmente levava uns 2 dias. No final de semana ele apareceu em
casa pra me mostrar essa foto abaixo. Uma mãe passarinho havia encontrado o
lugar ideal, pois era bem quentinho, para fazer seu ninho. Bem em cima da
controladora da repetidora! E nessa empreitada interrompeu a ligação do PTT
do transmissor.

Manter repetidoras não é tarefa fácil, principalmente quando a natureza
conspira contra.

[image: ovos]
<http://www.cram.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/04/ovos.jpg>

Fonte: CRAM - Clube dos Radioamadores de Americana, em São Paulo / Brasil