ARLA/CLUSTER: X pol yagi - EME ou outras actividades

José António ct1dqb gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Março de 2016 - 14:31:26 WET

-Ponto 1
Infelizmente não conheço estas antenas, não posso dar a minha opinião.

-Ponto 2
A wimo tem uns phasing harness a relés coaxiais, no schack com um comutador
selecionamos uma das 4 polarizações que desejamos. São o items 18080 e o
18082 (para VHF). Funcionam muito bem, já experimentei.

-Ponto 3
A antena está em posição obliquia por uma questão: Se estivesse em
vertical-horizontal tinhamos que utilizar um mastro isolado, não esquecer
este pormenor. Há antenas com um boom pequeno, nestas há a hipótese de ter
a braçadeira de fixação atrás do reflector. Aqui não há esse problema.
Nota: não esquecer os cabos coaxiais para também não interferirem com o
lóbulo de radiação da antena, por isso é que se costumam colocar a saírem
para trás do reflector

- Ponto 4
O pré-amplificador só é necessário com comprimentos grandes de cabo
coaxial. Hoje em dia os equipamentos recentes trazem um bom receptor
sensível. Actualmente o máximo aceitável de ruído, para um pré-amplificador
são 0,6 dB. Penso que a SSB electronics tem um de 0,2 dB ?? Não esquecer do
sequencer, senão à primeira patilhada de microfone lá vai o pré de antena
para os santinhos.

-Ponto 5
Aircom plus é o mínimo. Quem já fez a experiencia sabe que um ecoflex 15
não tem nada a ver com o aircom plus. E um bom andrews....

-Ponto 6
O ideal é utilizarmos a mesma polarização que o sinal está a chegar. Em
polarização circular é impressionante, a diferença entre as duas é por
exemplo, na polarização certa receber por exemplo com S9 e na polarização
inversa não escutar nada, como se o rádio estivesse avariado.

No dia 11 de março de 2016 às 12:50, Luís Garcia Filipe <