Re: ARLA/CLUSTER: Re: Convite Reuniões Inter Associações

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Março de 2016 - 13:05:27 WET

Reviver o passado na ANACOM.

Extrato da mensagem difundida pelo nosso colega Nuno Santos (CT1EWA)
no forum da Internet dos grupos Yahoo " Legislação do Serviço de
Amador " a 15 de julho de 2006, friso 15 de JULHO de 2006, sobre o
tema " Sobre as Alterações ao Regulamento de amador "

Bom dia a todos os colegas

Acedi a participar neste fórum uma vez que desde há algum tempo,
venho lançando alertas, dentro das minhas humildes possibilidades,
para a necessidade da discussão das possíveis alterações ao
regulamento de amador.

Convém no entanto e antes de qualquer tipo de intervenção alertar os
intervenientes neste fórum, para algumas questões que se possam
colocar no imediato:

• Não existiu por parte da ANACOM a apresentação de qualquer
proposta sobre alterações ao regulamento de amador
• Houve sim, uma conversa meramente informal por parte da
ANACOM com as associações ( não sei se todas), durante as reuniões
preparatórias sobre o plano de repetidores nacional, em que foram
transmitidas informalmente algumas das propostas da ANACOM em
relação ás alterações que pretende fazer.

O facto de existir "a discussão" não nos debilitará perante a
entidade reguladora, mas antes pelo contrário, só nos reforçará
perante os seus responsáveis, que são parte interessada na
existência de debate pelos radioamadores e numa convergência de
interesses representada por uma entidade federativa
..

Mas o associativismo é outra história, que não é agora chamada para
aqui
.

Há cerca de uns 5 ou 6 anos (não tenho a noção exacta) existiu uma
consulta às Associações de Radioamadores, sobre alterações que a
ANACOM pretendia implementar.

Sei pelas "bocas que já escutei" ( e que estou certo voltarei a
escutar) vindas da ANACOM ( na minha opinião, com razão), que poucas
foram as Associações a responder, e dessas reconheço não ter feito
parte a associação a que pertenço e na qual eu na altura já teria
elevadas responsabilidades.

Tudo o que já escrevi sobre este assunto, foi a partir de
informações vinculadas informalmente pela ANACOM, foi confirmado com
outras associações que confirmaram o mesmo conteúdo informativo.

Sempre que emiti a minha opinião sobre o assunto, dei conhecimento
aos responsáveis da ANACOM, tendo recebido da sua parte comentários
bastante elucidativos da sua vontade em colaborar e a sua
receptividade às possíveis e prováveis propostas associativas.

Posso convictamente e firmemente afirmar :
• não estive, não estou e não estarei a comentar e opinar
sobre o "diz que disse"

Apelo para finalizar este longo e exaustivo prelúdio aos colegas,
para que não revejam nele a critica a qualquer opinião já emitida
neste fórum. Reafirmo apenas pretender dar conhecimento dos factos e
das razões pelo qual tenho emitido e escrito a minha opinião sobre
o assunto em debate, para que as minhas motivações e intenções não
sejam de algum modo deturpadas.

Assim sendo a minha opinião pessoal e que irei apresentar para
debate na minha associação, sobre os temas abordados informalmente
pela ANACOM, é :

• idade dos pretendentes a radioamador. A proposta da ANACOM
aponta para os 14 anos. Eu defendo que a idade de 12 anos,
independentemente de serem juridicamente imputáveis. Os pais
assinariam uma autorização e responsabilizar-se-iam pelos filhos.
Caminhamos para os mesmos níveis "de idade dos radioamadores" em
Espanha que é bastante elevado e qualquer dia para além de
oferecerem a licença aos mais novos até pagam para eles serem
radioamadores. O radioamadorismo é uma actividade científica e
cultural, por isso deve ser uma actividade aberta à juventude e à
sua formação humana e técnica.

• O CW vai ser abolido dos exames para qualquer categoria de
amador. Não há mais esta exigência a actual categoria B sem morse
vai ficar igual à categoria B com morse, ou seja, com acesso às
frequências que a actual B com morse tem. Concordo perfeitamente

• Vão existir mais três classes de radioamador, a classe 3, a
classe 2 e a classe 1. Discordo completamente com mais 3 classes.
Daqui a 50 anos ainda há 6 classes de radioamadores em Portugal. Não
vejo necessidade nenhuma. Se à interesse devido a qualquer convénio
em alterar as condições de exame e acesso ao radioamadorismo e às
diversas classes, que se altere
.mas para quê uma classe A e uma
classe 1?
Para quê complicar e arranjar mais classes num país de 6000
radioamadores, quando em Espanha com 40.000 se caminhou em sentido
oposto (não defendo com isto que tomemos os exemplos dos outros)
Será um enorme erro criar mais 3 classes, que se altere para classe
1, (actuais classe A), classe 2 (actuais B c/morse e B s/morse),
classe 3 (actuais classe C)
A classe 3 é a classe inicial e a classe 1 a mais alta. OK tudo bem!
• A classe 3 é passada após aprovação em exame e é válida por
4 anos. (concordo plenamente) Estes radioamadores não poderão ter
estação própria para emitirem (não concordo, nada justifica isto,
mais a mais podendo eles fazer escuta em estação própria deverão
poder emitir também) mas podem fazê-lo em estações licenciadas desde
que acompanhados pelos respectivos proprietários (discordo pelas
razões já referidas). Podem também fazer escuta, não sendo exigido
qualquer licenciamento especial. Proponho que nesta classe os
radioamadores possam emitir em na banda dos 2 Metros, 70cm e 10
metros.
• A classe 2 só é passada a quem permanecer, pelo menos, 2
anos na classe 3 e após exame.(nada a opor) Será neste exame que
serão elaboradas questões de cariz prático, que confirmarão a
permanência e operação durante a classe 3.

• Nesta categoria, a 2, tem a ANACOM previsto a operação em
28Mhz e em VHF e UHF, discordo os radioamadores poderão emitir em
todas as bandas, pois nada justifique que passem de uma classe mais
baixa para uma mais alta e percam direitos e qualificações como
operadores de rádio ou técnicos . Não faz sentido um radioamador da
classe 3 poder operar a estação de um outro colega, em qualquer
frequência, ou testar equipamentos por sim construídos em qualquer
modo e potência, para depois "subir" de categoria e perder regalias

• A classe 1 é o "topo de gama" e, cremos, só alguns lá
chegarão. A ela podem candidatar-se os radioamadores que tenham
estado na classe 2 pelo menos 1 ano. Esta categoria não terá
quaisquer limitações, quer em termos de frequências, modos de
emissão ou potência. Também só os "1's" poderão operar em
frequências experimentais como a situação dos 7100 aos 7200 KHz.
Concordo perfeitamente, nada a opor.

• É de se referir agora que as actuais licenças continuarão
tal e qual estão, não perdendo qualquer radioamador actual as
regalias adquiridas. Não haverão passagens administrativas para as
novas classes. Também não perderão os actuais indicativos a não ser
que queiram fazer os novos exames e receberem os novos indicativos
que podem ver-se na tabela seguinte. Pelas razões anteriormente
referidas discordo plenamente !!!!!!!
..chegam 3 classes de amador.

Classe 3
Classe 2
Classe 1

Portugal
CR7
CS7
CT7

Açores
CR8
CS8
CT8

Madeira
CR9
CS9
CT9

Foi-nos explicado que com estes indicativos ficariam as três regiões
diferenciadas sem qualquer vantagem de umas sobre outras e como
somos todos portugueses... Não vejo nenhum interesse nesta
alteração, só irá trazer confusão, mas careço reflectir mais sobre
este assunto.

• Em relação aos indicativos ocasionais (antes chamados
especiais), as alterações também são profundas. Podem ver na tabela
seguinte os indicativos escolhidos e postos à nossa disposição Como
não "acertei " opinião sobre o assunto anterior, este mesmo assunto
também carece reflexão.

Portugal
CR0
CR5
CS0

Açores
CR1
CR4
CS1

Madeira
CR2
CR3
CS2

• Para além das estações individuais existirão as estações de
uso comum, conhecidas como as estações dos nossos clubes ou
associações, sobre as quais será mais apertada a fiscalização pois
só a elas poderão ser licenciados determinados equipamentos como os
repetidores, as balizas ou beacons e as comunicações echolink, aprs
e packet. Concordo perfeitamente!
O echolink, por exemplo, ficará restrito aos 432Mhz e não serão
permitidos repetidores ou seja, cada ligação será apenas composta
por um equipamento transceptor e uma antena. Sobre este assunto não
tenho ainda opinião formada actualmente, mas é necessária
regulamentação pois na situação actual chegam-se a ocupar
frequências, tais como os 144.300 MHz!!!!!!!!!!!!...........

• Finalmente, as taxas actuais vão ser substancialmente
aumentadas, não se sabendo, por enquanto, quais os valores exactos.
Depende da forma de cobrança e do valor a minha concordância!

• Também aumentadas serão as sanções e as coimas, não havendo,
por agora, conhecimento pormenorizado do que virá na nova
legislação. Concordo perfeitamente e julgo ser premente a alteração
à lei que permita uma actuação mais punitiva e de forma mais eficaz
à ANACOM, que sabemos estar "manietada" pela lei, que impede na
maioria dos casos a actuação mais determinada em relação às
Infracções.