Re: ARLA/CLUSTER: Em caso de emergência.

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Domingo, 6 de Março de 2016 - 16:15:42 WET

só para complementar, apesar de o essencial estar dito e reafirmado por
diversos colegas bem conhecedores destas coisas, inclusive alguns julgo,
do ponto de vista "do outro lado" enquanto profissionais relacionados
com a Protecção Civil ...

Lembro ter ouvido história semelhante à relatada pelo colega Gonçado
Springer, um radioamador usou uma das antigas frequências analógicas da
GNR para os alertar de um acidente grave, estes tomam nota e foram
atender a urgência, depois o radioamdor em questão foi sancionado pelo
uso indevido da frequência em questão.

Nos casos que relatam, de "não existir telefone disponível" ou "sem
cobertura de rede telefónica", julgo que o mais sensato será realizar
chamadas em repetidores e recorrer a um colega que responda e no
conforto do QTH e sem o "sangue quente" e a precipitação de quem
presenciou algo "impressionante", sirva de relay da mensagem para as
autoridades pelos canais próprios.

73!