Re: ARLA/CLUSTER: Em caso de emergência.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Março de 2016 - 23:04:31 WET

Está correcto, pois quem pode solicitar não são os amadores às entidades
competentes, mas sim as entidades competentes aos amadores e desde que
estas considerem necessário:
" Nas situações de emergência, se tal for considerado necessário pelas
entidades competentes, as estações de amador podem estabelecer ligação a
estações de outros serviços de radiocomunicações, com recurso à transmissão
em frequências distintas das destinadas ao serviço de amador e ao serviço
de amador por satélite.

Nas situações mencionadas no número anterior o ICP-ANACOM pode, a pedido
das entidades competentes no âmbito do sistema nacional de planeamento
civil de emergência, determinar a suspensão, no todo ou em parte, da
utilização das faixas de frequências atribuídas aos serviços de amador e de
amador por satélite."

Solicitar o CDOS da sua zona pela frequencia e desde que a situação não
estejam abrangida nas ressalvas da alinha 4 do artigo 18 é ilegar e punivel
por lei, mesmo que seja para comunicar, por exemplo, o inicio de um
incendio na epoca de fogos.

João Costa (CT1FBF)