ARLA/CLUSTER: concurso PSK63 ARR

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Domingo, 19 de Junho de 2016 - 21:58:55 WEST

Assim é que é falar colega Rui!!
Estou perfeitamente de acordo.
Face ao aparente desânimo e à apatia, que tem deixado o nosso país menos bem num retrato em termos de actividade (leia-se em termos de estações activas em emissão), não temos muitas outras alternativas senão fomentarmos actividades pontuais, primeiro com um grupo restrito de "carolas" e depois na esperança de que outros se juntem mais tarde, nem que seja uma única vez.
Há poucas semanas atrás fui brindado com a colaboração do nosso colega Luis Garcia Filipe num teste de PSK-31 nos 160 metros. Foi para mim uma experiência fenomenal e até funcionou muito melhor do que o que previa, apesar das minhas condições precárias em termos de sistema irradiante. Espero repeti-la no QTH rural, durante as férias, mas já com outras condições.

Faltam-nos entusiastas e curiosos para ensaios e experiências... mesmo que à partida sejam, em teoria, desafios vocacionados para o insucesso.
Falta-nos tanto quem não queira ficar-se apenas pela telefonia tradicional como nos falta quem ocupasse as estações repetidoras (as analógicas pelo menos), isto sem fazer juízos relativamente à qualidade dos QSO.
Um dia destes queria ver se reunia um grupo de curiosos para tentarmos uma "rede rústica" de experimentadores de reflexão nas aeronaves, mas sem antenas especiais, sem programas para o cálculo das "janelas" (que os há e bem precisos), sem falsas expectativas, sem preconceitos... só com gosto pela aventura e por não nos ficarmos apenas pelo que é tradicional :)
Já se deu o caso de activar a minha "baliza" no modo Opera, durante 24 horas e com previsões de propagação em VHF extremamente favoráveis de cobertura para quase todo o país, mas só recebo retorno de estrangeiros.
Já não é mau :)

Dentro da minha disponibilidade, darei notícias convidando-vos a todos por este meio para mais ensaios loucos, isto é, na primeira oportunidade que me surgir entretanto.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL

De: Rui Pereira [mailto:cs7aon  gmail.com]
Enviada: domingo, 19 de Junho de 2016 20:41
Para: ct1etl  gmail.com; Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: concurso PSK63 ARR

73
Colega Miguel
Acabei por desistir e hoje domingo não tive disponibilidade(voltinha de fim de semana), portanto foi mesmo zero contatos, mas ontem fartei-me de CQ CQ PSK63 (28.120) e com divulgação no FunCluster, espero que outros colegas tenham feito bem melhor.
Mas já participei em vários concursos com o meu antigo indicativo CT5, entre os quais PSK63 da Ucrânia, mereceu o tempo passado, pois era contatos constantes para leste e não só, sempre a bombar, logbook sempre a crescer.
Nós por cá parece que andamos sempre nostálgicos, sempre amuados a resmungar uns com os outros, este estado de espirito, não nos leva a lado nenhum, só há infelicidade, enfim nós temos este hobby é para comunicar, divertirmos, partilhar conhecimentos, experiências etc ...ou será que me enganei...?
Felicito o seu trabalho e de vários colegas no sarau de modos digitais sstv e agora em HF espetacular, futuramente podem contar também com a minha participação, vou estar mais atento a este grupo.
73 de
Rui Pereira
cs7aon