ARLA/CLUSTER: Mais uma chinesice recomendada

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Quinta-Feira, 28 de Julho de 2016 - 11:47:36 WEST

Bom dia caros colegas.

Não pensei ficar espantado com um equipamento de tão pequeno tamanho
como fiquei na altura do lançamento dos UV-3R, UV-3R MK2, UV-3R+ etc.
Ainda tenho um UV-3R+ que estimo e utilizo com alguma frequência. Mas
fiquei e esta semana. Têm saído alguns mini-rádios de bom aspeto mas
regra geral têm 2/3w ou menos, têm menos funções que os 888s (que são
máquinas de guerra, por experiência própria) ou pecam na autonomia. Ao
andar pelos sites habituais, deparei-me com o WLN KD-C1:

http://www.409shop.com/409shop_product.php?id=123982

http://www.409shop.com/409shop_product.php?id=123983

Este rádio tem 16 canais como os 666/777/888s, tem um conector de
phones/mic/cabo de dados Kenwood K como os Baofeng, tem bateria de Nokia
removível e carrega por conector Mini-USB, debitando (ao contrário do
que diz o anuncio) 2 ou 5w mediante a configuração. Após testes no
terreno, confirmo que debita realmente mais do que 2w reais sem dúvida,
tendo em conta o resultado obtido com um MD380 e um 888s na mesma
localização. Não possuo forma de medir a potência real de saída mas
tenho curiosidade. Nestas linhas já resumi algumas das vantagens e
desvantagens mas em tom de conclusão e para não maçar muito:

Bom:
- 5w (está inscrito no próprio rádio e comprovado no terreno)
- tem tecla de atalho para scan (ao contrário das séries xxxS), dá muito
jeito para fazer escuta
- cabe no bolso da camisa, tem o tamanho de um hotspot de Internet
praticamente
- não tem antena amovível pelo que será menos uma coisa para
partir/dobrar/estragar ou ter cuidado quando anda no bolso/mala (*ver
nota abaixo)
- tem uma excelente qualidade de som, o dobro da potência de speaker em
relação a um 888s pelo menos; embora tenha mais potência, não perde em
clareza de voz, só distorcendo em algumas situações quando o volume está
no máximo ou muito perto disso
- aceita tudo o que são cabos/acessórios para Baofeng e similar
- bateria de Nokia, recarregável no cradle de carga tanto dentro como
fora do rádio (o carregador tem dois encaixes, um para o rádio e outro
para a bateria sozinha); o cradle recebe uma PSU com mini-usb também
- rádio carrega no cradle ou diretamente por cabo mini-usb numa porta
lateral
- tem dois botões para os canais que permitem circular livremente ao
contrário das séries xxxS (podemos trocar entre 16 e 1 ou 1 e 16 sem dar
a volta toda ao botão e circular pelos 16 canais)
- boa receção comparado com outros equipamentos, apesar da curta antena
- permite configurar as duas teclas de canais ao nosso gosto para terem
outra função quando pressionadas durante algum tempo (monitor, scan, etc)
- tem avisos sonoros em Inglês/Inglês a avisar da mudança dos canais e
não uma senhora chinesa a falar inglês
- já referi que tem um speaker que tem uma potência que nem parece que
vem deste mini-rádio?
- dustproof; pegando nele, nota-se que foi bem pensado e que tem uma boa
construção para o preço

Mau:
- não tem antena amovível pelo que não o podem ligar a uma antena
externa no carro por exemplo (*)
- o suporte de cinto que vem de origem podia ter sido construido de
outra forma; é pratico mas não me parece a solução ideal; funciona como
um cradle de bicicleta ou carro para telemóvel/gps, por encaixe; acho
que a patilha superior que prende o rádio não irá durar muito se não for
operado com mic/phones
- quando corre o scan não temos a noção (pelo menos ainda não descobri
se existe forma de perceber) em que canal parou; por vezes não é fácil
parar o scan após deteção de um sinal nas memórias, ele arranca com o
scan novamente
- a ação de ativar o scan e parar só faz bip; podia "falar" scan on e
scan off por exemplo para auxiliar

Para mim e pelo que acabei de enumerar, foi mais uma aposta ganha.
Ok, a série UV-3Rx são dual band e têm display. Mas pecam em
portabilidade em relação ao KD-C1, perdem em potência e, perdem (e
muito) em qualidade de construção e som. Este é plástico mas parece um
plástico melhor. Pelo menos é a perceção que tenho. Pelos 19 dólares,
para quem quer andar com um rádio de backup (ou principal, como o foi
quase toda a semana para mim), 16 canais é mais do que suficiente para
algumas frequências diretas, os repetidores da zona e alguma frequência
privada que utilizem. Só o pormenor das baterias de Nokia e carregamento
por mini-usb já garante que dificilmente ficamos sem bateria, basta
andar com uma segunda (ou terceira) atrás e com um cabo igual aos dos
telemóveis de há duas gerações, que muitos certamente ainda utilizam
hoje em dia. Para quem opte por o adquirir, atenção que existem os
habituais packs com cabo de programação ou microfone, convém ver se nos
interessa ou não. Têm ainda possibilidade, caso queiram uma bateria da
marca, de mandar vir uma com o branding da WLN daqui:

http://www.409shop.com/409shop_auctionsearch1.php?userid=100556

O rádio foi enviado da Holanda e demorou nem 10 dias a chegar a
Portugal. Não quer dizer que venham todos de lá mas esta loja tem
enviado muita coisa por esta via.
Fica a dica, fico a aguardar comentários caso algum colega já o
conhecesse ou já o tenha.
Fico também disponível para responder a qualquer questão que tenham, na
medida do possível.

--

73,
Paulo

A.R.L.A. #100 / DMC #08386 / EPC #25379 / Field Radio Operator #IFR212 / Portuguese QRP Radio Club #079 / QRP Respect #295 / SKCC #12615