Re: ARLA/CLUSTER: Dados Estatísticos - Radioamadores - ARBA

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 5 de Janeiro de 2016 - 14:19:49 WET

O que aqui se passa tem tudo haver com o mesmo problema que existe com
a taxa demográfica nacional. Veja-se o numero elevado de seniores
(para ser politicamente correto) que hoje aparecem nas Feiras da
Radio, comparando com numero de jovens que aqui à 10 anos lá
apareciam.

Neste momento ainda não existe um problema grave, mas daqui a 10 anos
e então daqui a 20 anos, a  situação vai se impor por si. Atenção que
já estamos agora com taxas de natalidade negativas, "morrem" mais do
que aqueles que "nascem", isto para já nem falar daqueles que se viram
obrigados a emigrar; e a este ritmo nem a chegada de emigrantes do
Médio Oriente nos salva do declínio.

Um ano vai chegar em que as noticias de "CT / SK" nos vão aparecer
avassaladoras, pois o rápido declínio transformar-se-á numa realidade
muito mais cedo do que todos nós esperamos.

Agora, uma realidade atual é incontornável, a qualidade dos novos
radioamadores é incomparavelmente superior com o que nos chegou antes
de 2009 e a prova disso é que diminuiu drasticamente algumas das
variadas "alarvidades" que antes se escutavam, sendo estas quase
diárias.

Perdemos, é verdade no numero, mas ganhamos enormemente na qualidade.
O problema é, meus amigos, sustentabilidade futura e aqui não á
qualidade que nos salve, por muito bons que sejamos agora.

João Costa (CT1FBF)